Saúde

“Assumi num momento desafiador. Agora é planejamento e organização para voltar a rotina da Secretaria de Saúde”, explica Marijane Felippe

“Assumi num momento desafiador. Agora é planejamento e organização para voltar a rotina da Secretaria de Saúde”, explica Marijane Felippe
GABRIELA RECCO

Quando assumiu o cargo há pouco mais de um ano, a Secretária do Sistema de Saúde de Morro da Fumaça, Marijane Felippe, não imaginava que enfrentaria um dos principais desafios na sua carreira profissional: a pandemia mundial do Coronavírus. Formada em Administração e Gestão Pública na área da saúde, Marijane é de Pedras Grandes, mas mora em Morro da Fumaça há dois anos e trabalha há 14 anos no serviço público.

“Assumi a secretaria num momento desafiador, porque estávamos no pico máximo da pandemia. Nesse um ano foram muitos os momentos difíceis. O Centro de Triagem era uma loucura. Não possuíamos testes de coronavírus ainda, somente tinham os testes que iam para o Lacem e demorava para ter o resultado. Alguns dias não sabíamos como iríamos abrir uma Unidade de Saúde porque não tinha funcionário, estavam todos afastados, com Covid-19 ou com suspeita. Foram momentos preocupantes e complicados”, desabafa.

A secretária ainda conta que no início eram muitas pessoas aguardando por atendimento no Centro de Triagem. “Quando a gente percebia tinha 100 pessoas na fila. Eram dois médicos, cada um com uma equipe, e não davam conta de atender”, relembra. “Todos nós ainda com muitos pontos de interrogações sobre o coronavírus. Precisava comprar remédio e não tinha nem em distribuidoras e nem no Cisamrec. Tudo que estivesse ao alcance do governo municipal para investimentos e comprar medicamentos, nós íamos atrás”, destaca.

Marijane também relembra os momentos angustiantes por leitos de UTI nos hospitais. “Foi bem marcante essa fase, acompanhava o desespero de familiares em busca de um leito para salvar alguém”, conta.

Atendimento humanizado

Depois de um ano à frente da Secretaria de Saúde, Marijane Felippe acredita que este momento está sendo um divisor de águas. “Agora sim é planejamento e organização para voltar a rotina da Secretaria de Saúde. Neste mês estamos realizando várias atividades relacionadas ao Outubro Rosa e logo em seguida com o Novembro Azul. Claro que vamos mantendo todos os cuidados e higienização que a Covid ainda exige”, explica.

Ela acrescenta que umas das preocupações é com o atendimento humanizado. “O sucesso da saúde é 50% o atendimento, ou até mais. O que está dentro da nossa possibilidade vamos sim buscar resolver. Tanto o prefeito Noi, quanto o vice-prefeito Eduardo, nos dão as ferramentas, apoio e recursos. Mas cabe a todos nós o bom atendimento”, frisa.

Prestação de Contas

No mês de maio deste ano, foi realizada uma prestação de contas sobre todos os recursos vindos para o Coronavírus. “Mostramos para a comunidade, Conselho Municipal de Saúde, Observatório Social, Câmara de Vereadores todas as portarias e repasses, e tudo o que foi usado”. Ela explica que no Portal de Transparência do Governo Municipal tem uma aba específica “Covid-19” para quem tiver interesse em saber as despesas e os recursos utilizados.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo