Economia

Associativismo como fonte ao desenvolvimento foi tema debatido com empresários de Morro da Fumaça

Associativismo como fonte ao desenvolvimento foi tema debatido com empresários de Morro da Fumaça
DEIZE FELISBERTO / ACIC

Encontro da Acic no Polo de Morro da Fumaça foi realizado na noite dessa segunda-feira, 2, na sede do Samae.

Dando continuidade às ações da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) no Polo de Morro da Fumaça, foi promovido na noite dessa segunda-feira, 2, um encontro com os empresários da cidade. O associativismo como fonte para o desenvolvimento empresarial foi a pauta debatida, com a presença do diretor da Acic, José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato. Mensalmente serão realizados encontros com importantes cases aos empresários de Morro da Fumaça.

“Abrimos oficialmente o polo em Morro da Fumaça no mês de junho, com o intuito de apoiar e fortalecer as empresas locais, buscando contribuir e unir forças nas ações e pautas que promovam o desenvolvimento socioeconômico. Com este movimento, a Acic também está mais próxima do dia a dia das empresas, ofertando capacitações mais assertivas, de acordo com as necessidades dos negócios, e colocando à disposição todo o seu portfólio de soluções empresariais”, destaca o presidente da Acic, Moacir Dagostin. “Nosso grande objetivo é plantar uma semente para que futuramente a cidade tenha uma associação empresarial fortalecida”, acrescenta Dagostin.

Representatividade

O empresário José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato, que assume também na próxima semana o cargo de vice-presidente Regional Sul da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), ressaltou a representatividade fomentada por meio do associativismo. “Interesses coletivos de um segmento, de uma região têm maior relevância e representatividade junto a órgãos, entidades e Poder Público”, coloca Sprícigo. O empresário cita como exemplo a conquista da redução do ICMS de 17% para 12% em Santa Catarina, que foi possível pela união fomentada pelo associativismo.

O cenário positivo da economia também foi salientado na fala de Sprícigo. “Teremos a confirmação de um segundo semestre muito forte e positivo, com recuperação da economia e um Produto Interno Bruto (PIB) em torno de 6%”.  O setor de transportes está fortalecido, sendo um importante termômetro à economia”, considera.

Integrante do Conselho Superior da Acic, o empresário local, Glauber Recco, também enalteceu a importância de ter uma voz ativa, coletiva e organizada para trabalhar as bandeiras da cidade. “Convidamos as empresas para este momento de hoje (ontem) para mostrar a importância das ações fomentadas pelo associativismo devido à participação em uma entidade. Queremos elencar as pautas essenciais para o desenvolvimento da cidade e unir todos em uma só força”, observa Recco.

 Foco no desenvolvimento econômico

“Estamos muito contentes com o olhar da Acic para Morro da Fumaça, chegando num momento muito bom para a cidade, porque neste segundo mandato o nosso foco é justamente o desenvolvimento econômico. Estamos com diversas ações neste sentido, uma delas a implantação do Projeto Cidade Empreendedora, por meio do Sebrae. O Poder Público precisa da ajuda dos empresários, da comunidade em geral, para que possamos promover o crescimento”, ressalta o prefeito de Morro da Fumaça, Agenor Coral.

“A sociedade precisa caminhar junto ao Governo Municipal para que as demandas sejam supridas. Estamos com o desenvolvimento deste importante projeto junto ao Sebrae, que entre as diversas propostas, está a execução do Plano de Desenvolvimento Econômico (Pedem), assim como buscando outras ferramentas para disponibilizar aos empresários. A Sala do Empreendedor é outra ação que contará com um espaço e profissionais treinados para atender àqueles que queiram abrir um negócio, com toda a orientação necessária”, acrescenta o vice-prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo