Variedades

Artesãos paraguaios trocam experiência na Olaria das Artes de Morro da Fumaça

Artesãos paraguaios trocam experiência na Olaria das Artes de Morro da Fumaça

Um grupo de paraguaios que trabalha com artesanato esteve em Morro da Fumaça durante a semana conhecendo o funcionamento do Núcleo de Cerâmica Artística “Olaria das Artes”, ligado ao Sindicado da Indústria da Cerâmica Vermelha (Sindicer). Com a ajuda do coordenador do projeto, César de Medeiros Pereira, eles puderam trocar experiências, ideias e técnicas. “Foi uma semana de boa companhia, principalmente, do “alfarero” (oleiro) paraguaio Pedro Cristaldo, que reside na cidade de Areguá e tem 35 anos de experiência”, explica Pereira.

O que é?

O Núcleo de Cerâmica Artística “Olaria das Artes” foi fundado em 2005 com o objetivo de dar oportunidade aos alunos formados pela escola de artesanato “O Oleiro” de obter renda através da venda dos produtos. O Núcleo produz atualmente peças utilitárias e decorativas exclusivas.

O grupo é composto de artesãos que trabalham na criação e confecção de peças artísticas artesanais, divulgando o trabalho em toda a região e no Estado de Santa Catarina, resgatando os valores culturais e diversificando os produtos produzidos pela cerâmica vermelha em Morro da Fumaça e região.

Redação Morro da Fumaça Notícias / Fotos: César de Medeiros Pereira

olaria_das_artes2 olaria_das_artes3

 

Topo