Geral

Após fiscalizações e adaptações, unidades de saúde ganham alvarás

Após fiscalizações e adaptações, unidades de saúde ganham alvarás

As Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de Morro da Fumaça ganharam alvarás da Vigilância Sanitária nesta semana. Para isso, a vigilância realizou fiscalizações em dezembro de 2017 e junho de 2018.

Em um primeiro momento os fiscais verificaram o cadastro nacional do estabelecimento de saúde, boas práticas de funcionamento que inclui quadro de pessoal qualificado, ambientes identificados, equipamentos e materiais, condições estruturais e de acessibilidade, além de segurança do paciente, que inclui mecanismos de identificação do paciente, orientações para higienização das mãos, protocolos para administração e fornecimento seguro de medicamentos, também foi verificado condições organizacionais, de proteção à saúde do trabalhador e de controle integrado de vetores e pragas urbanas entre outras questões sanitárias.

Após a primeira vistoria, os fiscais da Vigilância Sanitária entregaram relatórios à Secretaria do Sistema de Saúde apontando alguns ajustes referentes a estrutura e equipamentos. “A nossa intenção era regularizar tudo para que as unidades funcionem da melhor forma possível, o que beneficia os fumacenses. Trabalhamos nas melhorias e agora os ESFs e UBSs têm os alvarás”, fala o secretário do Sistema de Saúde, Robson Francisconi.

De acordo com as normas sanitárias

Já em 2018, durante a segunda inspeção, os fiscais verificaram que as dez unidades de saúde estão de acordo com as normas sanitárias, restando apenas algumas questões estruturais a serem adequadas. “Questões estruturais são um pouco mais demoradas para solucionar, mas estamos trabalhando na reforma de todas as unidades existentes no município. Inclusive, os engenheiros responsáveis por estas melhorias estão em contato constante com os fiscais da Vigilância Sanitária para fazer tudo de forma correta”, diz o secretário.

Investimentos

Para regularizar a situação, a Secretaria do Sistema de Saúde investiu na aquisição de diversos equipamentos, totalizando R$ 46 mil. Entre os equipamentos, estão 36 ares-condicionados, exigidos em salas de vacina, na farmácia e nas salas de odontologia. “Continuaremos trabalhando na melhoria de todas as unidades para que os fumacenses sejam a cada dia mais bem atendidos”, completa Francisconi.

MARCIANO BORTOLIN / ASSESSORIA PMMF

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo