Colunistas

Ansiedade e impulsividade dificultam a dieta

Ansiedade e impulsividade dificultam a dieta

A ansiedade é um sentimento de preocupação, nervosismo e medo intenso. É uma emoção natural do corpo e nos prepara para fuga ou luta quando estamos diante de situações estressantes. A ansiedade se torna um problema quando não estamos diante de um perigo real. Alguns dos sintomas são: tremores, tensão ou dor muscular, inquietação, falta de ar, palpitações, sudorese, taquicardia, entre outros.

Muitas pessoas costumam dizer que comem muito porque estão ansiosas, mas será que estão ansiosas ou com o nível de estresse elevado? Geralmente o momento em que a pessoa mais come é a noite, justamente porque teve um dia sob pressão, com problemas para resolver, contas para pagar entre outras preocupações e quando chega em casa, opta pelos alimentos que não irão lhe dar trabalho para preparar, ou seja, alimentos com açúcar/ gordura. Entre preparar uma salada em que terá que dispor de tempo, a pessoa após um dia cheio e cansativo, opta por comer algo prático e por isso come mais e com pior qualidade.

Vivemos em um mundo onde tudo é imediato, não queremos esperar. Isso funciona também com nosso corpo e nossa mente. Se estamos estressados, queremos aliviar nossas emoções em algo e muitas vezes buscamos fazer isso comendo, querendo a gratificação imediata. Escolher alimentos saudáveis é estar adiando essa gratificação. Quando fizemos isso, não estamos com a nossa atenção plena no que estamos comendo, estamos agindo por impulsividade, fazendo sem pensar, consequentemente não percebemos o quanto e o que estamos comendo.

Comer em excesso (vontade de comer), ou seja, além do que é suficiente para o nosso corpo (fome), é querer preencher o vazio emocional, porém não estamos resolvendo nossos problemas, e sim, criando mais um: o ganho de peso. É importante tratarmos nossas questões emocionais e aprender a lidar com nossa ansiedade, não nos livrando dela, mas nos conhecendo melhor, para que não venhamos usar o ato de comer em excesso para o nosso equilíbrio emocional.

Uma pessoa que sofre de ansiedade também sofre com impulsividade, e acaba tendo dificuldades em manter uma dieta.

Alguns alimentos contêm ativos que atuam diminuindo o estresse e ajudam no controle da ansiedade, esses componentes ajudam a aumentar o nível de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar e relaxamento!

Frutas cítricas possuem vitamina C, que ajudam a promover o bom funcionamento do sistema nervoso e aumentam a sensação de bem-estar.

A banana possui alto teor de triptofano, grande responsável na produção de serotonina.

O espinafre contém ácido fólico, potente vitamina antidepressiva natural. Quando há boas concentrações no organismo, ele regula o nível de serotonina.

Chás como laranja amarga, melissa, maracujá, camomila e erva cidreira são opções para os dias mais turbulentos e que atuam na ansiedade e como calmante natural.

O desejo aumentado por doces e açúcares pode vir da sua própria alimentação: Alimentos com alto índice glicêmico, carência de vitamina D e a baixa ingestão de ômega 3. Escolha menos farinha branca e açúcar refinado, acrescente mais fibras em suas refeições e inclua gorduras boas como peixe e abacate no seu dia a dia.

Consulte um psicólogo e uma nutricionista e cuide da sua mente e corpo!

*Participação da Psicóloga Mayra Carla Felisbino

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo