Saúde

Ampliação da equipe do Caps resulta em aumento dos atendimentos

Ampliação da equipe do Caps resulta em aumento dos atendimentos
MARCIANO BORTOLIN / PMMF

A quantidade de pessoas acompanhadas pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps), de Morro da Fumaça, assim como o total de procedimentos realizados pelo serviço, aumentou. Somente em 2019, cinco novos profissionais passaram a integrar o órgão, viabilizando ações como atividades físicas, o cultivo de uma horta própria, entre outros

Conforme o coordenador, Felipe Pedroso, o Caps, ligado à Secretaria do Sistema de Saúde, acompanhava em 2016, média de 27 pacientes e realizava 151 ações por mês. Em 2017, com mudanças no processo de trabalho da equipe, o número de pessoas atendidas subiu para 36 e o total de ações realizadas passou a ser 261 por mês. “Neste ano, com a contratação de novos profissionais, os números aumentaram ainda mais. No último mês, o Caps acompanhou 77 pacientes, tendo realizado 479 procedimentos”, comenta.

Um dos profissionais que iniciou os trabalhos em 2019 foi o músico Felix Daniel Luiz, que destaca que, além da produção ter quase triplicado, a qualidade do serviço também melhorou. “Com a equipe ampliada, conseguimos dar mais atenção aos usuários e também desenvolver ações fora do Caps. Estamos conseguindo fazer articulações interessantes com a Secretaria do Sistema de Educação, por exemplo, levando novas atividades às escolas”, salienta.

A parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação está proporcionando que duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Morro da Fumaça recebam o projeto de música. Uma vez por semana, as escolas Vicente Guollo e Olívio Recco participam da iniciativa. “O Caps realiza um trabalho exemplar e muito importante para Morro da Fumaça e agora a ampliação da equipe multiprofissional nos possibilitou melhorar e ampliar ainda mais os serviços e pessoas atendidas”, conta o secretário do Sistema de Saúde, Robson Francisconi.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo