Especial

Amigas do Rosário: grupo de oração fortalece diariamente a fé em Nossa Senhora

Amigas do Rosário: grupo de oração fortalece diariamente a fé em Nossa Senhora
Gabriela Recco

O grupo teve início no dia 25 de maio de 2021 com o cerco do Rosário a pedido da irmã Zélia Garcia, religiosa da Congregação das Irmãs da Copiosa Redenção, no Paraná. A princípio era para ser um cerco, às 6h da manhã, pelo Instagram e por um período de sete dias. “Mas quando chegou o último dia comecei a sentir uma tristeza em parar. Porque na verdade era um horário que eu dormia e eu então, tive que acordar para rezar. Começamos em quatro pessoas”, conta a cristã, Talita Isoppo.

Em conversa com as colegas religiosas elas decidiram continuar mais alguns dias de oração, até a data de Corpus Christi, em junho. “O meu propósito eram os sete dias e eu já havia conseguido cumprir. Mas algo tocou no coração e entendia que esse grupo tinha um propósito maior. E que se elas quisessem permanecer rezando a gente seguiria. Por quanto tempo? Nossa Senhora que sabia! Esse desejo brotava do coração dela. E já estamos chegando no quarto mês de orações”, explica.

Amigas do Rosário

A partir disto, foi criado um grupo de WhatsApp com o nome de “Rosário” e em seguida, o grupo passou a ser chamado de “Amigas do Rosário”. Criar uma página nas redes sociais era o próximo passo. “Eu sou muito devota de Nossa Senhora. Já faz um tempo que tinha vontade de falar sobre ela de alguma forma, e até mesmo falar sobre a devoção à ela. Confesso que já tinha procurado alguns nomes para criar uma página no Instagram e todos os nomes que pensava não dava, já existia. Cheguei a pensar que não era então para fazer isso”, conta.

“Mas num dia de oração, estávamos rezando e veio uma luz que o nome do grupo não era “Rosário” e, sim, “Amigas do Rosário”. Tive a plena certeza de que era para ser o nome da página a ser criada. Digitei no Instagram e não tinha nada sobre isso. Assim ficou o nome “Amigas do Rosário”, acrescenta Talita.

Presente todos os dias

Atualmente a página “Amigas do Rosário” conta com 692 seguidores. O grupo foi aumentando, uma convidando a outra e assim foi crescendo nas orações e nas redes sociais. “Já chegamos a rezar em 35 pessoas. Nem sempre todas conseguem rezar, é alternado e muito leve para cada uma. Reza quando pode, da forma que pode, o tempo que pode. Mas estamos ali, todos os dias”, coloca.

Após uma live com a irmã Zélia pessoas de outros estados brasileiros começaram a seguir a página. “Temos colegas de várias localidades do nosso estado, de Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso, e outros que interagem com a gente, sejam através do cerco ou das postagens no Instagram”, pontua Talita.

Orações pelo aplicativo

As orações são feitas através do aplicativo Meet, de segunda-feira a sábado, às 6h da manhã. “Todo mundo se vê e interage, cada uma reza um pouquinho. Sentimos que estamos rezando dentro de casa com um grupo de amigas”, relata Talita. Além das redes sociais, todo primeiro sábado do mês, às 8h da manhã, o grupo se encontra para rezar na Igreja Matriz São Roque, em Morro da Fumaça.

O objetivo do grupo é levar a devoção a Nossa Senhora, o amor por ela e a força da oração diária, principalmente, a oração do terço e do Santo Rosário. “Rezamos por nós, pelas nossas famílias e pela humanidade inteira. Sabemos que o mundo precisa de oração, e esse é o nosso propósito, rezar por todos”. Muitas vezes a prática de rezar todos os dias não é tão fácil para algumas pessoas. “Mas Nossa Senhora nos sustenta para estarmos ali juntas, nosso encontro é com ela. Meditamos toda a vida de Jesus através do rosário”.

Talita expressa que o objetivo do grupo é ser instrumento de Deus para alcançar muitas pessoas, ser esperança na vida delas através da presença em muitos lares, levando força e união às famílias. “Nosso primeiro objetivo é que tudo isso faça sentido para nós. Primeiro tem que ser força para mim (e para cada uma no grupo). Tem que ser motivo de mudança interior para que depois vá para fora. Que extravase no Instagram, ou fora de nós, tudo aquilo que primeiro nos preencheu. Toda a verdade que nos sustenta, toda a fidelidade que a gente tem a oração. Depois, o mais, Deus faz. A gente só precisa ser fiel na oração”, finaliza.

Paz inexplicável

Em julho, a catequista, Edivânia Bertan, se uniu ao grupo. “Desde então não consigo parar e venho convidando outras pessoas a participarem porque rezar o Rosário todas as manhãs me traz uma paz inexplicável. Eu sinto a presença de Jesus e Maria em todas as minhas ações diárias. Me sinto alegre e confiante, sei que Nossa Senhora está me conduzindo. Se todos soubessem os benefícios da oração diária o mundo seria bem melhor”, descreve.

Pessoas de todo o Brasil

Danila Ros de Santa Cruz, da cidade de Capibaribe, no Estado de Pernambuco, conta que conheceu o grupo através da irmã Zélia. “Depois que comecei a rezar com as “Amigas do Rosário” eu consegui lidar com as pessoas no meu trabalho e o desejo de rezar por elas. E como sinto Deus trabalhando na minha vida! Só de pensar que cada Ave-Maria rezada nós destruímos as armadilhas do mal nas nossas vidas”, diz.

Maria José, de Teotônio Vilela, em Alagoas, também conheceu o grupo depois da live com a irmã Zélia. “O que me faz participar deste grupo é a seriedade, o comprometimento e a recepção que tiveram comigo. O rosário não é mera repetição de palavras, é crer que nossa Santíssima Mãe nos auxilia. E o mais importante: a medida em que temos esse amor e devoção, mais somos levados ao seu Filho Jesus. Ela só quer que Ele, seu Filho, seja adorado”, conclui.

Para participar do grupo, que é aberto, é só clicar aqui.

Amigas do Rosário: grupo de oração fortalece diariamente a fé em Nossa Senhora

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo