Educação

Alunos da Rede Municipal de Ensino participam da Gincana da Prevenção

Alunos da Rede Municipal de Ensino participam da Gincana da Prevenção

MARCIANO BORTOLIN / PMMF

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência, destas, 70% poderiam ser evitadas. Pensando nisso, através da parceria entre a Secretaria do Sistema de Educação de Morro da Fumaça e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, foi realizada a III Gincana da Prevenção. Durante a inciativa, os alunos da Rede Municipal de Ensino ainda assistiram uma palestra sobre o assunto.

“A prevenção das deficiências é um assunto que deve interessar a todos os cidadãos já que uma em cada dez pessoas é portadora de algum tipo de deficiência. A deficiência não é uma doença, mas pode e deve ser prevenida”, comenta a Fonoaudióloga Cristiane D’Acampora Guazzi, que ainda coordena o Programa Saúde e Prevenção da Apae de Morro da Fumaça e das Apaes da Região Carbonífera.

 Lei Municipal

Cristiane conta que o Programa Prevenir surgiu com a necessidade das Apaes colocarem em prática a principal missão que é a prevenção. “No mês de agosto as ações estarão sendo intensificadas devido ao Projeto de Lei 1.879/2018 do “Agosto Laranja da Prevenção de Deficiências” que passou a fazer parte do calendário de Morro da Fumaça em 2018”, lembra.

A lei citada pela profissional foi sancionada pelo prefeito Noi Coral em outubro, estipulando que sempre, durante o mês de agosto, o Poder Executivo, por meio de ações nas áreas da Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento e Obras, em conjunto com a Apae e outras entidades, pode realizar campanhas de conscientização, prevenção e mobilidade das pessoas com deficiências.

Ainda em alusão ao Agosto Laranja, os alunos participarão no dia 30 de agosto da Caminhada Laranja. “É muito importante esta parceria com a Apae para levarmos aos nossos jovens a importância da prevenção. São ações simples, porém de impacto que promove a conscientização”, comenta a secretária do Sistema de Educação, Greicy Zaccaron.

Cristiane cita que programas de prevenção têm custos bem menores que programas de reabilitação. “Com base nesses dados, o munícipio de Morro da Fumaça e a Apae estão investindo no Programa Prevenir. Podemos definir prevenção como sendo um conjunto de ações destinadas a impedir ou evitar ao máximo a ocorrência de limitações intelectuais, físicas, psíquicas e/ou sensoriais, durante a gravidez, no nascimento e ao longo da vida. Para evitar ou reduzir situações de risco, a prevenção pode ser realizada de forma primária, secundária e terciária”, pontua a Fonoaudióloga, acrescentando que ao menor sinal de atraso no desenvolvimento da criança, os pais devem procurar um médico ou o serviço especializado.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo