Educação

Alunos do Programa Defesa Civil na Escola participam de formatura

Alunos do Programa Defesa Civil na Escola participam de formatura
MARCIANO BORTOLIN / PMMF

Mais de 90 estudantes de quatro escolas de Morro da Fumaça participaram do projeto.

Durante o segundo semestre de 2021, mais de 90 alunos das quatro escolas da Rede de Ensino de Morro da Fumaça que possuem o Fundamental II, participaram do Programa Defesa Civil na Escola. Neste período, os estudantes do 7º ano aprenderam sobre prevenção e gestão de risco de desastres junto à comunidade e a Proteção e Defesa Civil do município.

A iniciativa foi possível por meio da parceria da Defesa Civil de Santa Catarina, Instituto Federal Catarinense, Secretaria de Estado da Educação e Secretaria do Sistema de Educação de Morro da Fumaça, com a presença e acompanhamento da direção, professores e estudantes das escolas participantes. “A Defesa Civil é um órgão que realiza ações importantes no combate à desastres e termos esta parceria com ele nos orgulha. Isso, sem contar que levará muitos ensinamentos aos alunos de Morro da Fumaça, os preparando e mostrando a importância dos temas propostos”, fala o prefeito, Noi Coral.

A formatura dos alunos das escolas Maurina de Souza Patrício, Olívio Recco, Pietro Maccari e Vicente Guollo ocorreu no palco montado na Vila Natalina, no Centro da cidade e reuniu, ainda, autoridades, pais e professores.

O vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo enfatiza a atuação da Defesa Civil e como esta ação contribuirá ainda mais com o trabalho. “Estamos felizes com esta parceria que proporciona levar tantos ensinamentos aos alunos destas escolas. Eles são disseminadores destes aprendizados e levarão tudo isso para as suas famílias”, cita. A formatura contou ainda com a presença do coordenador Regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira e integrantes do órgão.

Instrução e capacitação

Durante a formação, o programa incorporou a temática “Proteção e Defesa Civil na Escola”, instruindo e capacitando professores e estudantes para serem multiplicadores através do Núcleo Escolar de Proteção e Defesa Civil, atuando de forma compartilhada e eficaz. “O Programa Defesa Civil na Escola alia teoria e prática, ensino e aprendizagem, participação, ludicidade, criatividade e inovação contribuindo na preparação de cidadãos mais resilientes. Foram meses de muitos aprendizados em que vimos toda a dedicação e interesse de nossos alunos”, conta a secretária de Educação, Greicy Salvador Zaccaron.

A implantação do projeto seguiu alguns passos, como capacitação dos professores, implantação das atividades e ações nas escolas, conforme planejamento e cronograma; acompanhamento e monitoramento do processo a ser realizado em conjunto pelas organizações e órgãos envolvidos; elaboração de relatórios de resultados; apresentação dos resultados e formatura.

“O trabalho da Defesa Civil é a prevenção e quando engajamos os nossos alunos, acabamos por minimizar os riscos, além de formar cidadãos conscientes e que contribuem com o meio onde vivem. A Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDC), Lei 12.698 de 2012, tem em seus principais preceitos a autoproteção e o programa Defesa Civil na Escola é uma forma de assegurar o cumprimento da legislação”, relata o coordenador municipal da Defesa Civil, Natan de Souza.

Ampliação do projeto

Sucesso em 2021, agora Morro da Fumaça irá ampliar a atuação no próximo ano. “Iremos aumentar o número de turmas e alunos, contribuindo para levar as informações a ainda mais famílias”, revela Greicy.

Além de todas as informações repassadas em sala de aula, em 2022, os alunos ainda participaram de saídas a campo.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo