Gabriela Recco
Os alunos do 4º ano da Escola Pietro Maccari, sob a orientação da professora Daiani Piva, estão protagonizando um importante movimento de conscientização dentro e fora da sala de aula neste mês de outubro. As atividades integram a campanha Outubro Rosa, que destaca a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero.
De forma interdisciplinar, os estudantes participaram de palestras, rodas de conversa e atividades lúdicas que abordaram temas como autocuidado, empatia, esperança e apoio familiar. Também produziram materiais informativos e obras de arte que ressaltam a relevância da educação para a saúde e do combate ao câncer de mama.
“A proposta nasceu da realidade próxima dos alunos, já que todos conhecem algum familiar, amigo ou conhecido que enfrentou a doença. Esse vínculo fortalece ainda mais o propósito do projeto que é quebrar tabus, empoderar a comunidade escolar e despertar hábitos saudáveis desde cedo, além de cultivar valores essenciais como solidariedade e preocupação com o próximo”, pontua a professora.
Como parte das ações, nesta sexta-feira (3), os estudantes vestiram roupas brancas ou rosas e saíram pelas ruas do bairro. Nas lojas e comércios que visitaram, entregaram cartões acompanhados de balas e mensagens de incentivo, como “Se ame, se cuide. Outubro Rosa”. “O projeto seguirá ao longo de todo o mês de outubro, fortalecendo a conscientização e o compromisso com a saúde das mulheres”, finalizou Daiani.
