Variedades

Almoço de Natal é uma tradição na família Sartor

Almoço de Natal é uma tradição na família Sartor

O Natal é uma das datas festivas mais significativas para o cristão para celebrar o nascimento de Jesus.Tradicionalmente famílias se reúnem em volta da ceia ou do almoço de Natal para compartilhar, conversar, trocar presentes, rezar e, principalmente estreitar os laços familiares. Infelizmente, hoje em dia conseguir reunir toda a família está sendo um desafio, já que as famílias estão diminuindo cada vez mais e outros compromissos acabam dificultando este encontro.

O casal fumacense Primo Sartor e Alzira Maccari Sartor, prezam por esta reunião familiar e comemoram a data há décadas. No início era só eles e os filhos. Hoje, a festa reúne os seis filhos, juntamente com as noras e genros, netos e netas e a primeira bisneta da família, a Joana.

A matriarca conta que no início tudo era muito simples, mesmo porque as dificuldades eram grandes. “Antigamente era muito mais difícil. Lembro que a gente economizava o dinheirinho para que no dia do Natal tivéssemos um presentinho para dar a cada um de nossos filhos”.

Os presentes eram entregues no dia do Natal, e o momento de alegria está bem guardado na memória como lembra Bernadete Sartor, a filha mais nova do casal. “O pai e a mãe sempre fizeram o maior esforço para dar os presentes. Qualquer presente, bonequinha ou carrinho e era muita alegria. Tínhamos a árvore de Natal com o presépio e nós colocávamos o capim para o burrinho que iria trazer o menino Jesus não ficar com fome. Era tudo tão mágico”, lembra a filha.

O almoço de Natal se tornou uma tradição. “Não lembro de algum Natal que tenha faltado um filho com a família e hoje os netos vem e já trazem as namoradas”, comenta a dona Alzira.

Os preparativos para o grande encontro começam com alguns dias de antecedência. “A mãe adora cozinhar, e gosta de preparar tudo com muito cuidado e dedicação, então uns três dias antes ela já dá início aos preparativos. Afinal, tudo tem que estar perfeito para o grande dia”, destaca Bernadete.

O encontro da família durante anos foi realizado na casa da dona Alzira, em Morro da Fumaça, mas nos últimos seis anos o local sofreu uma pequena alteração, mas por um bom motivo, como conta dona Alzira. “Como nessa época do ano acaba fazendo muito calor, decidimos nos reunir na casa de praia, no balneário Esplanada. Mudamos o local, mas a empolgação continua a mesma”, afirma.

Antes do almoço, a família realiza a troca dos presentes. “Quando os netos eram pequenos nós brincávamos de amigo secreto, mas hoje em dia realizamos mesmo só as trocas de presentes. Até hoje a mãe tem o hábito de nos presentear”, ressalta Bernadete.

Quando o almoço é servido, a família então se reúne ao redor da mesa farta e então é hora de agradecer como salienta dona Alzira. “Sempre realizamos a nossa oração antes de servir o almoço, é o momento em que agradecemos a Deus o ano que passou e colocamos nas mãos dele o novo ano que vai nascer. Que ele nos traga saúde, muita paz e que possamos estar sempre reunidos junto às pessoas que amamos”.

Para finalizar esse dia, a dona Alzira ainda serve um delicioso café da tarde. “No fim da tarde a mãe ainda serve um café repleto de bolos e pães caseiros e não falta a famosa rosca de polvilho, é o que se pode chamar de um dia perfeito”, finaliza Bernadete.

Angela Barbara Pereira

Almoço de Natal é uma tradição na família Sartor Almoço de Natal é uma tradição na família Sartor Almoço de Natal é uma tradição na família Sartor

Almoço de Natal é uma tradição na família Sartor

Almoço de Natal é uma tradição na família Sartor

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo