Geral

Além da cor e sabor: descubra os benefícios do arroz com açafrão

Além da cor e sabor: descubra os benefícios do arroz com açafrão
Monique Amboni / Assessoria de Imprensa

Além do uso do ingrediente trazer um visual diferente ao prato, tempero também possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Saúde e sabor é o combo que conquista quem preza pela qualidade de vida, uma vez que resulta em uma alimentação prazerosa e alinhada com o bem-estar. Tipicamente presente na mesa de pessoas ao redor de todo mundo, o arroz, por mais que seja preparado tradicionalmente apenas com sal, tem a opção de levar açafrão. A combinação, inclusive, vai além do gosto e visual, trazendo diversos benefícios para quem os consome.

De cor terrosa – uma mistura entre amarelo e vermelho –, o tempero é utilizado para agregar mais picância às receitas. O que muitos não sabem, conforme afirma a nutricionista Carolina Martinello Cardoso, é que a especiaria oriental carrega propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Assim, enquanto o arroz fornece energia para o corpo, por se tratar de um carboidrato, o tempero traz os outros nutrientes, fato que torna a dupla uma forte aliada nas refeições.

“O ingrediente contém uma substância chamada curcumina, que lhe confere tais características e é responsável pelo pigmento vibrante. Esses atributos podem ajudar no combate do estresse oxidativo, reduzir a inflamação no corpo e fortalecer o sistema imunológico. Além disso, acredita-se que o açafrão possa auxiliar na saúde cerebral, digestiva e, até mesmo, no controle do açúcar no sangue”, explica a nutricionista.

Um novo olhar para o prato

Por combinar com diversos acompanhamentos, o arroz acaba se tornando a escolha quase que diária da maioria das pessoas. Dessa maneira, a combinação do cereal com açafrão também pode ser uma aposta interessante para aqueles que gostam de seguir o protocolo alimentar, sem perder a versatilidade e novas experiências, uma vez que o preparo traz inovação e auxilia a não cair na mesmice.

“Alimentação equilibrada e estilo de vida saudável são fundamentais para a prevenção de doenças. O grande diferencial do tempero está relacionado aos benefícios que traz, deixando de ser somente um ingrediente que colore e proporciona um gosto diferenciado. Estudos sugerem que os compostos bioativos presentes, a partir do consumo regular, podem reduzir o risco de certas condições, como câncer e doenças neurodegenerativas”, destaca Carolina.

Topo