Saúde

Álcool gel ou vinagre? Bioquímica explica o que utilizar na prevenção ao Coronavírus

Álcool gel ou vinagre? Bioquímica explica o que utilizar na prevenção ao Coronavírus
GABRIELA RECCO

As recomendações para a prevenção de infecção do Coronavírus/Covid-19 são de extrema importância para minimizar a propagação da doença. A medida mais eficaz de higiene é lavar as mãos com água e sabão (ou sabonete líquido). O uso de álcool em gel se faz necessário quando não se tem água e sabão disponíveis.

“O álcool 70% em gel é o mais indicado para a pele, pois contêm glicerina, a qual mantêm a pele hidratada e segura. O álcool 70% líquido é mais indicado para limpar bancadas, maçanetas e móveis em geral, pois na pele provoca ressecamento. Pele ressecada é porta de entrada para bactérias, fungos e vírus”, explica a bioquímica, Denise Ferraz Tezza, do Laboratório Preve.

Ela comenta que a utilização do álcool gel 70% é importante devido a quantidade de água presente nele, o que permite a entrada do álcool na bactéria e não evapora com facilidade. “Ao contrário do álcool 96%, que evapora rapidamente, não dando tempo suficiente para a morte da bactéria ou vírus. O álcool 46% não serve, pois não tem quantidade suficiente de álcool”, acrescenta.

Vinagre não tem efeito

A bioquímica aponta ainda que o vinagre não é eficaz neste caso, como tem sido propagado em mensagens nas redes sociais. “O hipoclorito de sódio a 1% também é ideal para desinfecção de ambientes e bancadas, assim como a clorexidina usada em ambiente hospitalar”, coloca.

Para Denise, as medidas de isolamento social são para evitar o pico de infecção e o caos na saúde pública. “Não é para gerar pânico. Prevenir nesta situação de pandemia é a melhor estratégia para conter o Covid-19”, finaliza.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo