Geral

Agricultores fumacenses participam de reunião de Planejamento Plurianual da Epagri e Departamento de Agricultura

Agricultores fumacenses participam de reunião de Planejamento Plurianual da Epagri e Departamento de Agricultura
FERNANDA DE MAMAN / FOTO: ROMUALDO COSTA – PMMF

Encontro reuniu produtores rurais para debater demandas, avanços e desafios da agricultura em Morro da Fumaça.

Com o objetivo de fortalecer o setor agrícola de Morro da Fumaça a partir das necessidades reais do campo, agricultores do município se reuniram no auditório do Samae para um encontro promovido pela Epagri em conjunto com o Departamento de Agricultura fumacense. A reunião, realizada na terça-feira, 17 de junho, teve como foco principal o debate sobre o Planejamento Plurianual (PPA) 2026-2029, promovendo um espaço de diálogo para ouvir sugestões, críticas e propostas diretamente dos produtores rurais.

O evento contou com a presença de 29 agricultores do município, que puderam compartilhar suas experiências vivenciadas no campo, relatar o que tem funcionado bem e, principalmente, destacar o que ainda precisa de melhorias para o desenvolvimento da agricultura local. A reunião também contou com a presença do prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo, e do vice-prefeito, Davi Colonetti Pellegrin, que acompanharam parte das discussões, ouvindo atentamente as demandas e propostas apresentadas pelos produtores.

“É sempre importante estarmos próximos da comunidade, especialmente dos nossos agricultores, que são um forte pilar na economia local. Participar dessa reunião e ouvir diretamente as necessidades deles nos ajuda a construir políticas mais justas e eficientes. Vamos seguir trabalhando juntos para melhorar cada vez mais o apoio ao nosso meio rural”, destacou o prefeito Eduardo Guollo.

Os pontos fortes e fracos levantados durante a reunião serão analisados internamente pelas equipes da Epagri e do Departamento de Agricultura, com o objetivo de planejar ações mais eficazes e direcionadas às reais necessidades do meio rural. “Ficamos muito felizes com a participação expressiva dos agricultores, pois esse momento de escuta é fundamental para que possamos planejar ações mais eficientes, baseadas na realidade de quem está lá no dia a dia da produção. Agora vamos avaliar todos os pontos levantados para fortalecer o setor e atender melhor às demandas dos nossos produtores rurais”, explicou a coordenadora do Departamento de Agricultura, Patrícia Coral.

Topo