Geral

Agricultores fumacenses investem no cultivo da uva Goethe

Agricultores fumacenses investem no cultivo da uva Goethe
MARCIANO BORTOLIN / PMMF

Produtores festejam sucesso da primeira colheita. Auxílio do Departamento de Agricultura e da Epagri contribui com a qualidade do produto.

Morro da Fumaça é um dos municípios que fazem parte dos Vales da Uva Goethe. Mas daí, você pode se perguntar: Morro da Fumaça produz esta fruta? A resposta é sim!

É recente, mas a cidade possui dois produtores que se dedicam a este cultivo. Um deles é Claudionir Novak Klima e o outro Vanderlei Rodrigues. E é o segundo que, ao explicar alguns detalhes dos cuidados que têm com o parreiral, relata o quão feliz está com a primeira colheita. “A uva está boa, doce. Acho que vai dar um bom vinho”, afirma Rodrigues.

A atenção se voltou para a uva Goethe em 2019, quando Vanderlei conheceu o Pro Goethe e teve contato com a Epagri de Morro da Fumaça. Lá, ele recebeu toda a orientação e participou de capacitação. “Além disso, foi feita toda uma orientação para coleta e análise de solo, interpretação, laudo, adubação, visitas durante a implantação do pomar”, relata a agrônoma, Vera Regina Camargo, Extensionista Rural da Epagri do município.

Ela lembra também que Vanderlei foi contemplado com o kit solo saudável em 2020. “Já em 2021, através de um novo programa do Município, ele adquiriu sementes e adubos verdes, pagando 50% do valor, que melhoraram as condições do solo”, completa Vera.

Auxílio

O auxílio aos agricultores familiares é constante em Morro da Fumaça. “Estamos sempre inovando, criando novos programas, disponibilizando equipamentos, capacitações em parceria com a Epagri para que o agricultor fumacense seja cada vez mais forte. O cultivo da uva Goethe é um exemplo disso”, comenta a diretora de Serviços Rurais, Patrícia Coral.

Um exemplo, foi o fornecimento de 200 mudas para que Vanderlei e Claudionir iniciassem as suas plantações. “São ações que literalmente estão dando frutos. É muito bom ver os produtores rurais de Morro da Fumaça felizes e se mantendo no campo”, cita o prefeito, Noi Coral.

Outro exemplo disso foi visto no fim de 2021, com a entrega do Selo de Inspeção Municipal (SIM) ao Laticínio Da Fazenda, o que permite que uma família inteira se mantenha no campo. “Os agricultores fumacenses fabricam produtos de ótima qualidade, foi o que vimos no laticínio, presenciamos semanalmente na feira e agora, tenho certeza que com a uva Goethe não será diferente”, comenta o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.

Comercializado dentro do município

A uva cultivada em solo fumacense já ajuda na economia. Segundo Antenor De Bona Sartor, proprietário do terreno onde Vanderlei cultiva as videiras, todos os 1,3 mil quilos da primeira colheita foram comercializados com um produtor de vinho local. “Estamos felizes com esta área que plantamos, tem mais uma do lado, quem sabe dá para ampliar. Vendemos para ser feito o vinho e estou ansioso para saber como vai ficar”, fala entre sorrisos.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo