Geral

Agosto Laranja: Apae de Morro da Fumaça intensifica ações de prevenção

Agosto Laranja: Apae de Morro da Fumaça intensifica ações de prevenção
Gabriela Recco

A Associação e Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Morro da Fumaça iniciou o “Agosto Laranja” com uma palestra e gincana com os alunos do 9º do ensino fundamental das escolas municipais, estaduais e particulares. Em torno de 100 alunos participaram das atividades. A ação especial é alusiva ao mês de Prevenção das Deficiências realizada pela Federação Estadual das Apaes de SC (FEAPAESSC) e as APAE’s de todas as cidades com o objetivo de despertar a conscientização.

Entre os temas apresentados na palestra, a fisioterapeuta e coordenadora do Programa Prevenir, Juliana Martignago Dagostin, destaca os cuidados e riscos na gravidez na adolescência. “Focamos os riscos, porque não é só a possibilidade de ter uma criança com deficiência, e, sim, todos os riscos que a mãe e uma criança podem ter numa gravidez precoce. Existe muitas vezes uma rejeição familiar, abandono de escola, entre outros motivos”, explica.

Logo após a palestra aconteceu uma gincana sobre o tema. “Os estudantes prestaram muita atenção na palestra, interagiram muito bem e vivenciaram situações que as pessoas com deficiências vivem no dia a dia”, pontua a profissional.

Durante todo o mês de agosto outras ações estão programadas. “A Apae, como instituição, não trabalha apenas o atendimento para a reabilitação ao aluno, também faz a parte da prevenção de deficiências. As palestras são uma forma de conscientizar as pessoas que as deficiências nós não podemos prever, mas podemos prevenir”, destaca Juliana. Junto com ela, a fisioterapeuta  Jocimara Duarte de Oliveira também auxilia nas ações.

Deficiências podem ser evitadas

A fisioterapeuta ainda pontua que durante todo o ano são feitas ações de prevenção, mas que agora no mês de agosto elas são intensificadas. “Conscientizamos os cuidados antes , durante  e após a gestação. São cuidados que temos que nos ater para evitar uma possível deficiência. 70% das deficiências podem ser evitadas”, destaca. “Já tivemos encontros com grupos de gestantes em Unidade de Saúde. Vamos ter ainda encontros com os pacientes do Caps, adolescentes do esporte. Tudo relacionado a prevenção de deficiências. Conforme o público-alvo, direcionamos a palestra”, completa.

Na próxima semana, uma turma de alunos acompanhados pela professora estará visitando o comércio local convidando as lojas a decorarem as vitrines sobre o “Agosto Laranja”. “No dia 26 acontece a ‘Caminhada Laranja’ pelo centro da cidade, juntamente com os alunos do 9º ano que estiveram aqui na palestra, fazendo uma panfletagem sobre a prevenção de deficiências. Convidamos toda a cidade a se engajar nesta campanha”, fala Coordenadora Pedagógica, Adriana Pagnan.

A diretora da Apae, Danubia Sartor Recco, destaca que todas as palestras são direcionadas a qualquer público interessado. “Tudo é informação e para todos, inclusive, para familiares. Nosso maior resultado com esses eventos é na estimulação precoce. A Apae de Morro da Fumaça é uma das pioneiras da região em trabalhar com prevenção. O trabalho direto com os professores e agentes de saúde, que estão em contato direto com as famílias, e conseguem ter uma visão diferenciada e perceber o atraso do desenvolvimento da criança. E, assim, essas crianças já são encaminhadas o mais rápido possível”, finaliza Danúbia.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo