Educação

Agência de Inovação da Unesc completa 10 anos de trabalho em prol do empreendedorismo da região

Agência de Inovação da Unesc completa 10 anos de trabalho em prol do empreendedorismo da região
ASSESSORIA UNESC

Equipe da Aditt atua no fomento de novas ideias e projetos.

Prestes a completar 10 anos (o aniversário é neste sábado, 10 de outubro), a Agência de Inovação da Unesc (Aditt), segue desenvolvendo um trabalho de fomento, acolhimento e orientação para projetos dentro e fora da Unesc. Criada como Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia, a Aditt tem em sua essência, ser um meio – e colaborar – para que o novo aconteça. E faz isso ao gerir as atividades de inovação, empreendedorismo, propriedade intelectual e transferência de tecnologia que envolvem a Universidade, sempre observando as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a Aditt realiza um trabalho de extrema importância para a conexão entre as ações de empreendedorismo e inovação dentro da Unesc e as que a Universidade realiza com a comunidade. “Ao longo de seus 10 anos de vida, a Agência de Inovação da nossa Universidade tem desenvolvido um trabalho muito relevante para a implantação de ações voltadas para o desenvolvimento da cultura de inovação e empreendedorismo na Unesc. Mas o trabalho da Aditt vai além. A Agência dialoga com o setor produtivo e coloca à disposição não apenas espaços físicos, mas a expertise de nossos professores e técnicos para fomentar novas ideias, ações e produtos”, salienta.

Conexões e movimento

Na Unesc, a inovação como um eixo transversal para a realização de ações estratégicas para o futuro faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional. Segundo a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, para a Universidade, a essência da inovação é estar em movimento e por isso, a Instituição busca constantemente a excelência, seja nas novas formas de fazer, em oportunizar experiências que coloquem o estudante como protagonista da sua formação, seja nos projetos para colaborar com o desenvolvimento regional.

E neste processo, há muito da Aditt. “A nossa Agência de Inovação tem como propósito conectar o conhecimento gerado pelo ensino, pesquisa e extensão, para promover a inovação e o empreendedorismo de forma transversal e sustentável na Unesc. Assim, a inovação e a tecnologia, o empreendedorismo, as parcerias e a promoção de eventos integrativos são os eixos estratégicos da Aditt”, afirma.

Reformulação da marca

Em constante movimento, ao completar 10 anos, a Aditt ganhará novos ares, com uma nova identidade visual, site novo, revisão dos pilares, do planejamento e das ações. “Promover inovação de forma transversal. Esta é a grande leitura que a Universidade faz. E com isso dizemos que a inovação precisa ser em todas as áreas de ensino e do conhecimento e em todos os cursos e será feito com o apoio da Agência, se relacionando com todas as áreas e entendendo como esses movimentos de inovação e empreendedorismo estão sendo orquestrados em cada uma destas frentes e de que forma que tudo isso começa a ter uma conexão e se transformar em uma rede interna que trabalhe de forma colaborativa”, comenta o gerente de Inovação e Empreendedorismo da Unesc, Paulo Priante.

E sendo que a inovação está relacionada à transformação, ao valor que um novo produto, processo ou ação tem e como impacta a vida das pessoas, não é possível tratar a inovação apenas dentro dos muros da Universidade. Por isso a Aditt realiza um trabalho também com a comunidade da região. Um exemplo foram os eventos, que seguiram (modificados para formato virtual) durante a pandemia. Só em 2020, a Agência de Inovação iniciou o Programa Galápagos (para aceleração de startups); o Startup Women (evento para troca de conhecimento entre mulheres empreendedoras); o Inova Jovem (com foco no desenvolvimento de diferentes habilidades em adolescentes que estejam cursando o Ensino Médio ou que já tenham encerrado o Terceirão em escolas públicas ou privadas), além de encontros virtuais com líderes de empresas como a HP, professores e profissionais envolvidos com o ecossistema de inovação.

Empreendedorismo dentro da Unesc

O assessor de Inovação da Unesc, Christian Engelmann, considera a Agência o ponto focal da cultura de empreendedorismo dentro Unesc. “É da Agência de Inovação que irradiam os eventos, programas, imersões e propostas voltadas ao empreendedorismo e a inovação para toda a comunidade da Unesc, de forma transversal. Então nós acabamos fazendo a gestão desta comunidade, quando o tema é empreendedorismo, criando pontes de aproximação entre os acadêmicos e a instituição, e dando suporte para que professores e funcionários estejam alinhados com a postura empreendedora e de inovação que cada vez mais são exigidos”.

Vitrine Tecnológica

A Vitrine Tecnológica apresenta um portfólio de tecnologias desenvolvidas na Unesc e tem o objetivo de promover e divulgar oportunidades para empresas, organizações sociais e órgãos públicos interessados em realizar parcerias com a Instituição, seja por meio de Licenciamento de Propriedade Intelectual ou Transferência de Tecnologia e conhecimento.

Para facilitar a visualização, no novo site da Aditt, a Vitrine Tecnológica será dividida por áreas do conhecimento: Ciências, Engenharias e Tecnologias (CET); Ciências da Saúde (SAU); Ciências Sociais Aplicadas (CSA) e Humanidades, Ciências e Educação (HCE).

Conheça os quatro pilares da Agência de Inovação e as ações que a Unesc realiza em cada um deles:

Inovação e Tecnologia

Identificar, organizar e conectar o conhecimento gerado pelo ensino, pesquisa e extensão.

 Portfólio de Tecnologia

 Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT)

 Programas de Pós-Graduação (PPGs)

 Calendário de eventos

 Cursos inovação

 Cultura de inovação (Colab)

 Melhoria de processos

 Relacionamento movimentos estudantes

 Processo de inovação curricular

Empreendedorismo

Atrair e desenvolver agentes para a liderança de projetos que equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável.

Fortalecer a cultura empreendedora dentro e fora da Unesc para contribuir com o desenvolvimento regional;

Promover a jornada empreendedora na Unesc a fim de desenvolver a comunidade acadêmica para a inovação;

Atrair e desenvolver agentes de transformação para a liderança de projetos que equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

Atuação em empresas filhas

Incubadora (OKR)

Empresas juniores

Relacionamento com empreendedores

Internacionalização empreendedora

Editais

Ambientes de Inovação

Ambientes com estrutura e tecnologia de ponta para promover e fomentar a pesquisa, desenvolvimento, inovação e empreendedorismo.

Incubadora

 Parque Científico e Tecnológico (Iparque)

 Institutos tecnológicos

 Campus Araranguá

 Centro de Inovação

 Laboratórios tecnológicos

 Laboratórios de inovação e tecnologia

 Espaços criativos institucionais

Parcerias

Ser um agente ativo na promoção do ecossistema de inovação e empreendedorismo a fim de fomentar o desenvolvimento socioeconômico sustentável.

Convênio P&D

Parcerias institucionais

Parcerias interinstitucionais

Parcerias internacionais

Comitê de inovação

Unesc Workforce e Unesc para Empresas

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo