Geral

Advogado Alexandre Barcelos João é candidato à presidência da Cermoful

Advogado Alexandre Barcelos João é candidato à presidência da Cermoful
GABRIELA RECCO

O advogado Alexandre Barcelos João, de 47 anos de idade, está colocando seu nome para disputar a presidência da Cermoful. Ele continua articulando a formação de sua chapa e apresentando suas propostas para a cooperativa.

“De início eu pretendia apenas contribuir, mas não como candidato. Elaborei um excelente projeto, mas não consegui construir consenso entre as lideranças. Pensei muito e decidi oferecer essa ideia aos cooperados e, hoje, estou comprometido para implementá-la. Minha disposição é inaugurar uma nova cultura administrativa e resgatar a essência do cooperativismo”, destaca o advogado.

“Quando a gente tem convicção de que essas ideias mudarão o ambiente da cooperativa para melhor, que a implementação acarretará em oportunidade para as pessoas, você não consegue abrir mão de apresentá-las e surge em você uma coragem e disposição que não imaginava ter”, acrescenta.

Chapa alternativa

Com várias candidaturas colocadas para a disputa, Alexandre João faz questão de frisar que o grupo não se apresenta como oposição, e nem situação, mas, sim, como uma “alternativa de mudança e inovação”.

“Em cada conversa demonstramos o que mudar, como mudar e por que mudar. Estamos indo bem, construindo um belo grupo de pessoas comprometidas com o desenvolvimento sócio econômico da região. O mais difícil até o momento foi enfrentar a especulação, já que algumas pessoas afirmaram que não iriamos concorrer ao pleito e que apoiaríamos uma ou outra candidatura”, lamenta.

Principais propostas

O candidato Alexandre João adianta que entre as propostas para administrar a Cermoful está a de garantir um preço cada vez mais baixo da energia elétrica sem afetar na qualidade da prestação do serviço. “Para isso, precisamos tomar algumas providências importantes: Primeiro, vamos garantir transparência na gestão. Vamos simplificar o portal da transparência. A intensão é ter duas colunas iniciais: uma com o histórico de receitas e outra com despesas e investimentos. Na medida que o cooperado tiver interesse ou conhecimento técnico, ele pode ir abrindo contas e detalhando as informações de seu interesse”, coloca.

Ele também pretende acabar com a reeleição dos cargos com função administrativa, mas garantir aos ex-presidentes o direito de voz dentro dos Conselhos de Administração. “Penso que assim, ninguém fica dono da cooperativa. Quanto ao Conselho Fiscal, informo que será o responsável pela escolha e contratação de auditoria independente para contribuir na elaboração de seu parecer. Atualmente é o Conselho de Administração quem contrata. Penso ser mais adequado que a empresa de auditoria seja da relação de confiança do Conselho Fiscal e não daquele que é efetivamente fiscalizado”, coloca.

Outros investimentos

O candidato a presidência da Cermoful também explica que pretende criar duas sociedades anônimas com capital aberto para cooperados e dependentes. “Uma será uma geradora de energia elétrica que iniciará com a participação efetiva dos municípios, gerando com aproveitamento do lixo. Precisamos convencer e articular prefeitos e vereadores para resolver um problema ambiental moderno e complexo. Conhecemos as dificuldades e estamos dispostos a encarar de frente. Após o aproveitamento do resíduo sólido, passaremos gerar também energia solar e eólica”, pontua.

A longo prazo, ele Alexandre João acredita numa significativa redução nos custos de iluminação pública e coleta de lixo. “A outra empresa é um banco digital de prestação de serviços. Nossa ideia é disponibilizar contas para os associados e entusiasmar as empresas com unidade na poligonal movimentar esse banco. No caso, grande parte dos serviços que pagamos para outros bancos ficará na poligonal. Transformaremos os cartões de benefícios em débito e num futuro breve em cartões de crédito”, afirma.

“Assim, poderemos receber também o retorno destas operações. O resultado de tudo isso acarretará certamente na redução do preço da energia sem afetar sua qualidade e servirá de incentivo para instalação de outras empresas na região. Essas são as principais propostas. Em breve, tão logo tenhamos os nomes dos membros da chapa, passaremos a fazer reuniões explicando pormenorizadamente cada uma das propostas”, finaliza o candidato.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo