Política

Ademar Bertan é homenageado com honraria pelo Legislativo de Morro da Fumaça

Ademar Bertan é homenageado com honraria pelo Legislativo de Morro da Fumaça
SAMUEL WOYCIEKOWSKI / CMMF

Ex-vereador, foi presidente da Câmara de Morro da Fumaça por seis vezes e assumiu como prefeito interino duas vezes durantes os 30 anos que atuou como vereador.

Eleito vereador sete vezes, Ademar Bertan foi homenageado no Legislativo Fumacense, com a Moção de Aplauso nº 35/2021, assinada por todos os vereadores. Bertan se elegeu pela primeira vez em 1982 (mandato de seis anos), de lá para cá, apenas não concorreu em 2004 e deixou a vida política em 2016 para cuidar de sua saúde. Durante o tempo em que atuou como legislador, foi eleito presidente da Câmara em seis oportunidades. A honraria foi entregue para Ademar em sua casa, onde atualmente encontra-se acamado, tratando problemas de saúde.

Na Sessão Ordinária em que a Moção de Aplauso foi aprovada, os vereadores se manifestaram sobre a honraria. Robson Francisconi (PP) foi quem sugeriu a ideia e falou sobre a trajetória do ex-vereador. “Uma pessoa que esteve durante sete mandatos, seis como Presidente da Câmara de Vereadores e que merece a Moção de Aplauso como uma forma de respeito pela sua trajetória política. Fez um trabalho grandioso no Legislativo Fumacense, queria parabenizar e agradecer a todos os vereadores que assinaram”, comentou o vereador Robinho.

O vereador Alison Felix Bertan (PSD) disse que Ademar conhece muitas histórias e fatos interessantes que aconteceram na política na cidade e afirmou que o conhecimento de Ademar é algo que renderia um bom livro. “Eu vejo Ademar Bertan como um mestre, sempre votei nele quando vereador e sei o quanto  ele ajudou pessoas nesta cidade. Ajudou de verdade! Um ser humano de extrema grandeza, ainda está para existir em Morro da Fumaça, um vereador que se eleja sete vezes e que por seis vezes seja presidente do Legislativo. Ademar é um grande político de Morro da Fumaça, presenciou e ajudou a fazer muitas ações para a cidade através da câmara”, afirmou.

Afilhado de batismo de Ademar, o vereador Ricardo Guedin (PP) lembrou que não há quem não conheça na região o ex-vereador.  “Ademar é meu padrinho de batismo, a nível nacional poucas pessoas conseguem esse feito de manter a quantidade de eleições consecutivas como eleito. Além disso, assumiu duas vezes como prefeito e pôde fazer um ótimo trabalho para toda Morro da Fumaça, honraria merecida”,  exaltou.

A vereadora Silvana de Vasconcelos (MDB) comentou que foi na gestão do seu pai, ex-prefeito, Claudionor de Vasconcelos, que Ademar assumiu como prefeito. “Um fumacense muito respeitado por todos de nossa cidade, político que fez um trabalho com muita garra e dignidade, trazendo muitos recursos para o município quando estava na Câmara de Vereadores e também quando assumiu como prefeito interino. Muito digno pelo seu trabalho realizado na política fumacense. Merece nosso respeito e nossos aplausos”, disse.

Ricardo Pacagnan da Rocha (PP) comentou que Ademar é seu primo e conhecido como “homem do abraço”, pela maneira como trata as pessoas na cidade. “É uma satisfação falar do Ademar, ele é um político que carrega uma bagagem incrível, poderia ser escrito um livro, um mestre na política, uma excelente pessoa para conversar, um homem que sempre abraçou o povo, muito cauteloso, fez um legado incrível na política. Foi privilegiado pela quantidade de eleições que venceu. Uma satisfação falar do Ademar”, falou.

A vereadora Simoni afirmou que Ademar fez por merecer os sete mandatos em que esteve na Câmara de Morro da Fumaça pela cultura e bagagem que tem. “Uma pessoa simples, por onde a gente passa, todos conhecem ele, do interior ao centro, carrega muita cultura e vivência, pois realmente foi um vereador do povo e trabalhou por Morro da Fumaça. Foram 28 anos que ele se empenhou muito para dar o melhor para nossa cidade, com certeza deveríamos ter um livro escrito por ele, por toda história que ele conhece e carrega consigo”, finalizou a vereadora, durante o parlamento para aprovação da honraria.

A esposa de Ademar, Maria do Carmo Zaccaron Bertan, entrou em contato com a assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores após a reunião que aprovou a moção, e comentou que o mesmo acompanhou toda a homenagem feita através da transmissão online. “Nós assistimos online a Sessão Ordinária, ele agradeceu a todos os vereadores pela honraria, homenagens e palavras positivas ditas a seu respeito. Ficamos muito emocionados e contentes com tudo que foi dito”, comentou Maria do Carmo.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo