FERNANDA DE MAMAN / PMMF
Iniciativa destaca a importância da agropecuária e a prática da produção de alimentos seguros.
Destacando a capacidade de produzir alimentos de qualidade e a defesa agropecuária, o Projeto Sanitarista Júnior formou mais 20 alunos em Morro da Fumaça nesta quarta-feira, 26 de novembro. A iniciativa, realizada pela Secretaria de Educação e Departamento de Agricultura de Morro da Fumaça, em parceria com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), visa difundir os valores, a cultura e o papel da agricultura, bem como o seu potencial para gerar qualidade de vida, com preservação e equilíbrio ambiental.
Durante a cerimônia, o prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo, ressaltou a relevância do projeto para o desenvolvimento do município. “Investir na valorização da agricultura diretamente com os jovens é investir no futuro de Morro da Fumaça. Esses alunos que se formam agora carregam consigo um aprendizado amplo sobre responsabilidade, consciência ambiental e orgulho da nossa produção agrícola”.
Durante o ano, os alunos do 7º ano vespertino da Escola Olívio Recco participaram de aulas expositivas e visitas técnicas para aprender mais sobre defesa sanitária animal e vegetal, bem-estar animal, o controle de doenças em bovinos, suínos, aves, equinos, sanidade de abelhas e animais aquáticos, entre outros temas. Em uma das saídas de campo, os estudantes puderam visitar a 14ª Feira Agroponte, em Criciúma, evento voltado ao agronegócio, além de prestigiar os expositores de Morro da Fumaça.
A coordenadora de Agricultura, Patrícia Coral, também destacou o impacto positivo da iniciativa. “Ver esses estudantes concluindo o programa nos enche de esperança. A formação deles representa um passo importante para garantir alimentos mais seguros, propriedades rurais mais sustentáveis e um campo valorizado. Nosso objetivo é que cada jovem perceba seu papel na preservação do meio ambiente, na defesa agropecuária e também entendendo que a agricultura é, sim, uma possibilidade de futuro”. Patrícia acrescenta que a iniciativa desempenha papel essencial ao aproximar crianças e adolescentes da sucessão familiar nas propriedades rurais, contribuindo para reduzir o êxodo rural e estimulando que os jovens permaneçam no campo.
Este é o terceiro ano do projeto no município fumacense e já beneficiou cerca de 100 alunos da Rede Municipal de Ensino. Também estiveram presentes na formatura do projeto o vice-prefeito, Davi Pellegrin, o secretário de Educação, Marcos Silveira de Jesus, o gestor do Departamento Regional da Cidasc, Eduardo Damineli Pesenti, o técnico agrícola da Cidasc e responsável pelo desenvolvimento do projeto no município, Antônio Nascimento de Oliveira, o médico veterinário especialista em defesa sanitária animal e que ministrou as aulas do projeto, Giancarlo Canever, a diretora da Escola Olívio Recco, Francine Niero Jacintho, e a professora de Ciências da unidade e executora do projeto, Nelma Aguiar de Agostin.