Geral

Quatro anos de Missa com as Crianças marcam tarde especial na Igreja Matriz São Roque

Quatro anos de Missa com as Crianças marcam tarde especial na Igreja Matriz São Roque
Gabriela Recco

A tarde deste sábado (15) foi especial na Igreja Matriz São Roque, em Morro da Fumaça. A tradicional Missa com as Crianças completou quatro anos e reuniu grande número de famílias, enchendo a igreja de alegria e participação. A celebração foi presidida pelo padre Sidinei Vitali, que ressaltou a importância de envolver os pequenos na vida da comunidade paroquial.

A iniciativa teve início em 2021, a partir do grupo de oração Amigas do Rosário, que assumiu o desafio de promover uma missa pensada especialmente para as crianças. Desde então, com o apoio das catequistas, a celebração acontece todo 3º sábado do mês, às 15h, e se tornou um marco na paróquia. As liturgias são preparadas com cuidado por catequistas e catequizandos, que assumem funções na acolhida, leituras e demais momentos da missa.

Como em todas as edições, as crianças receberam o pão bento, gesto que simboliza bênção e partilha. Houve também o canto de parabéns pelos quatro anos da missa e aos aniversariantes do mês de novembro e dezembro. Para celebrar o momento especial, ao final da celebração foi feita a distribuição de picolés, tornando a tarde ainda mais festiva.

Talita Isoppo, que também atua na organização, falou sobre o sentimento que marca os quatro anos da iniciativa. “É um sentimento enorme de gratidão a Deus e à nossa intercessora maior, Nossa Senhora, porque sabemos que é Ela quem conduz esse projeto. Também agradecemos às famílias, que acolheram a proposta desde o início e caminham conosco nesses quatro anos de Missa das Crianças”, afirma.

Para a catequista Edivania Bertan, a integração entre missa e catequese fortalece a formação religiosa das crianças. “A missa ajuda na catequese e a catequese ajuda na missa. As crianças participam da celebração e chegam na catequese com mais conhecimento e interesse. As que já estão na catequese e nunca vinham na Missa das Crianças começam a tomar gosto por servir. Elas querem ser coroinhas, querem participar da liturgia. Somos muito gratas ao padre Itamar Mazzucco pelo apoio e incentivo”, finaliza.

Topo