Cultura

Encenação “A Intenção da Argila” emociona e resgata memória histórica de Morro da Fumaça

Encenação “A Intenção da Argila” emociona e resgata memória histórica de Morro da Fumaça
Gabriela Recco

O Centro Cultural Silvio Cechinel recebeu, nos dias 6 e 8 de agosto, a encenação artística “A Intenção da Argila”, apresentada pela professora Marinelza Maccari para alunos do 3º ano das escolas municipais de Morro da Fumaça. O projeto, aprovado pela Lei Aldir Blanc, de incentivo à cultura, emocionou o público ao resgatar histórias e memórias do município.

A obra é baseada no poema escrito pelo fumacense Idesio de Oliveira, que também marcou presença no evento, assim como irmã Anselma Biff, filha da personagem central da narrativa, dona Ida Maccari Biff. Uma das primeiras moradoras da cidade, dona Ida enfrentou a dura realidade de criar sozinha os filhos pequenos após ficar viúva, em um período de grandes dificuldades.

“O projeto só foi possível graças à Lei Aldir Blanc, que permite a nós, artistas, realizarmos atividades culturais. Essa encenação apresentada às crianças resgata memórias muitas vezes esquecidas. Dona Ida foi uma pessoa muito querida em nosso município”, destacou Marinelza.

O autor do poema contou que a obra foi escrita em 2009, no centenário de Morro da Fumaça, inspirada no livro “Morro da Fumaça e Sua Divina e Humana Comédia”, do padre Claudino Biff, filho de dona Ida. “Convivi muito com ela e com a família desde criança. Foi minha referência. O texto, com linguagem rimada, busca prender a atenção, especialmente das crianças, para que conheçam e valorizem a história do município”, explicou Idesio.

Visivelmente emocionada, irmã Anselma celebrou a iniciativa. “Esse projeto me deixa muito feliz, primeiro porque valoriza a cultura do meu município, que amo de paixão. Ouvir e relembrar tantos momentos da minha mãe foi um momento de emoção e de lembranças que permanecem no meu coração. E que bom que as crianças têm a oportunidade de ouvir essas histórias”, afirmou.

Topo