Geral

Olaria das Artes disponibiliza Ecoponto para reciclagem de vidro

Olaria das Artes disponibiliza Ecoponto para reciclagem de vidro

A Associação de Artesão Olaria das Artes em Morro da Fumaça implementou um Ecoponto para a captação de garrafas e recipientes de vidro. Depois de recolhidos os materiais vão passar pelo processo de moagem e serão misturados à argila, matéria prima para fabricação de peças de cerâmica artística voltada para decoração ou como utilitários.

Nos próximos dias deve iniciar uma campanha de sensibilização da comunidade para a importância de realizar a separação de garrafas e recipientes de vidro e levar até o Ecoponto. De acordo com o gerente de projetos do Sindicato da Indústria Cerâmica de Morro da Fumaça e Região (Sindicer), Bruno Frasson, a associação também estuda uma parceria com a Fundação Municipal de Meio Ambiente de Morro da Fumaça (Fumaf) para receber os vidros oriundos de lá também. “Estas ações buscam melhorar as condições ambientais e de saúde pública do município. Também reduzir gastos gerais com limpeza pública e com descarte em aterros sanitários, considerando que parte será depositada diretamente em ecopontos”, explica.

Os recursos para execução do projeto foram conseguidos através do Edital de Destinação de Valores da 1ª Vara Federal de Criciúma/SC, cuja a fonte é proveniente de pagamentos de prestações pecuniárias. Com os valores serão comprados equipamentos como um forno, estufa de secagem, balança, moinho de martelos (para moagem do vidro) e uma correia transportadora.

“Este projeto ainda irá promover a inclusão social, a identidade cultural e o desenvolvimento terapêutico a fim de melhorar a qualidade de vida dos artesãos participantes, especialmente alunos da APAE e das pessoas da terceira idade através da Escola de Cerâmica Artística, uma vez que o contato direto com a argila promove diversos benefícios à saúde humana”, coloca Frasson.

Quem quiser fazer a reciclagem deve se dirigir a sede da Associação de Artesãos Olaria das Artes, na Avenida Celeste Recco, nº 414, no centro de Morro da Fumaça.

Jornalista Gabriela Recco
Topo