Saúde

Confira as dicas de saúde para enfrentar a onda de calor

Confira as dicas de saúde para enfrentar a onda de calor
Gabriela Recco

A onda de calor prevista para os próximos dias exige precaução com a saúde. Mesmo para aqueles que estiverem aproveitando as férias na praia, é importante manter alguns cuidados para não ter problemas, principalmente, relacionados a hidratação de crianças, idosos e trabalhadores em locais expostos ao sol.

O alerta é da farmacêutica da Drogaria Barato Popular, Denise Ferraz Tezza. “Tem que ter cuidado com a exposição ao sol, sempre usar protetor solar e evitar os horários de pico, porque com essa onda de calor os raios solares estão muito mais intensos. Estes raios promovem queimaduras e manchas na pele. E, ainda, causam desidratação”, destaca.

Denise pontua a importância da hidratação para manter o corpo saudável. “Antes de tudo é preciso se hidratar. Beber bastante água e buscar uma alimentação adequada e leve. Ficar atento a cor da urina também é importante. Quanto mais a urina estiver escura, mais concentrada ela está, ou seja, mais desidratado está o organismo”, pontua.

Para reforçar a hidratação, Denise orienta tomar soro. “Pode ser um soro caseiro ou soro comercializado, desde que possua os minerais ideais para a hidratação”, completa. Na Drogaria Barato Popular estão disponíveis soros prontos com sabores para as crianças e idosos, podendo ser usados para pessoas no geral.

“O corpo perde muitos minerais e sais minerais com o suor excessivo, e isso causa uma desidratação. E essa desidratação pode levar a pessoa a um mal-estar, tontura, vertigem, diarreia e vômito. No caso de diarreia, é preciso fazer uso de probióticos para melhorar a flora intestinal”, esclarece.

A lavagem nasal é outro procedimento que ajuda nesta época no ano com a baixa umidade do ar. “Para evitar quadros alérgicos e ressecamento das vias aéreas, sinusites, resfriados, irritação nasal também é importante fazer a lavagem com soro fisiológico para manter essa região hidratada. Como o ar está bem seco e vai piorar nos próximos dias, manter a narina hidratada é fundamental para evitar as doenças respiratórias”, finaliza.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo