Educação

Alunos da Escola Pietro Maccari vão às ruas para abordar conscientização no trânsito

Alunos da Escola Pietro Maccari vão às ruas para abordar conscientização no trânsito
GABRIELA RECCO

No próximo sábado, dia 25 de setembro, é comemorado o Dia Nacional do Trânsito. Esse dia foi criado para que as pessoas possam se conscientizar que no trânsito a vida vem em primeiro lugar. Pensando nisso, os alunos do 3º ano da Escola de Educação Básica Municipal Pietro Maccari foram até as ruas do centro de Morro da Fumaça com a professora Daiani Piva para abordar motorista, pedestres, motociclistas e ciclistas sobre o que aprenderam em sala de aula. Temas como respeito ao trânsito, Leis, a importância do uso do cinto de segurança e placas de sinalização estiveram na conversa.

A aluna Gabriela Morona Maragno, de oito anos, gostou muito de aprender sobre as leis e placas de trânsito na sala de aula. “Também achei interessante poder ensinar os adultos em relação ao Dia Nacional do Trânsito. E quando perceber algo errado como usar celular e dirigir, vou chamar a atenção”, conta.

“É muito importante através de uma educação de trânsito sistematizada e contínua, que as crianças e estudantes se tornem cidadãos centrados em valores e comportamentos sociais voltados para o bem comum. O objetivo é ensinar a criança a importância do trânsito na vida das pessoas”, destaca a professora Daiani. “Após trabalhar em sala de aula, a saída às ruas para os alunos proporcionou vivenciar o aprendizado, como regras de sinalização, comportamento e gentileza no trânsito, entre outros temas”, acrescenta.

Para a diretora da escola, Carla Recco, trabalhar a conscientização da semana do trânsito desde pequeno é muito importante. “Quando se tornam adultas e motoristas com certeza serão mais responsáveis e conscientes. Enquanto crianças, de forma natural, elas chegam em casa e cobram dos pais tudo o que aprenderam na escola. Isso nos motiva a trabalhar esse tema tão importante com as nossas crianças”, coloca Carla.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo