Tecnologia

Impressora laser ou jato de tinta, qual o ideal para você?

Impressora laser ou jato de tinta, qual o ideal para você?

A escolhe deve levar em conta a qualidade e economia, mas tudo depende do volume de impressões.

A escolha do modelo jato de tinta está relacionada principalmente ao uso doméstico, econômico, com cartuchos baratos, porém uma velocidade menor de impressão. Já as impressoras laser é mais voltada para empresas e para quem tem necessidade de imprimir muito, e com maior rapidez.

As dúvidas mais comuns na hora de escolher entre os modelos é a forma que elas imprimem. Se estiver pensando em comprar uma impressora, uma boa opção é a loja Impressora.com, com dezenas de modelos e excelentes promoções.

Impressora jato de tinta

Como o nome já diz, a impressão em uma impressora jato de tinta é feita por meio de gotinhas de tinta que formam a impressão. Nesse sistema estão inclusos equipamentos que utilizam cartuchos de tinta, cera térmica, entre outras formas de impressão.

A vantagem é que o investimento em um cartucho de tinta é menor do que o valor de um toner, o que acarreta uma economia imediata para impressões de pouca quantidade e até mesmo pelo tempo que esse recipiente de tinta dura. Para usuários que necessitam de uma impressora colorida, o investimento em um cartucho para impressão é bem menor do que em toners. Outro ponto a favor das jato de tinta, é que a maioria das impressoras obtém excelente resultado na impressão de fotografias, muitas vezes superando a laser.

E a impressora laser?

Já a impressora laser funciona, de forma simplificada, com um pigmento em pó que cria a imagem no papel. Esse pigmento vem em um cartucho chamado toner.

As impressoras dessa categoria costumam ser muito rápidas na impressão. Pela velocidade de impressão, essa é uma máquina desenvolvida e preferida para dar conta de um grande volume de trabalho. O valor do toner é mais elevado que dos cartuchos de tinta, mas duram mais tempo e imprimem muito mais, por muito menos.

O ponto fraco desta impressora é quando o assunto é impressão colorida. Além da impressora laser colorida ser bem mais cara do que a jato de tinta, o custo da impressão acaba sendo bem elevado. Isso porque, para uma impressora laser efetuar impressões coloridas, é preciso comprar três toners, um investimento que compensa somente se for para realizar trabalhos em larga escala.

Mas, qual delas é a melhor?

Quem realiza uma quantidade pequena de impressões, como estudantes, por exemplo, pode optar por uma impressora jato de tinta. Ela costuma ter um valor mais acessível, sem contar que a substituição dos cartuchos também é mais barata.

Agora, pensando em quem trabalha com grande volume de impressões como no caso de advogados, escritórios, profissionais liberais e professores, a impressora laser é um bom investimento.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo