Saúde

Vigilância Sanitária realiza vistorias em lavações automotivas de Morro da Fumaça

Vigilância Sanitária realiza vistorias em lavações automotivas de Morro da Fumaça
Émerson Justo / PMMF

Ação teve como objetivo orientar os profissionais sobre os cuidados com o mosquito Aedes aegypti.

A Vigilância Sanitária de Morro da Fumaça realizou na última semana vistorias em lavações automotivas da cidade. O objetivo do órgão foi orientar os profissionais sobre os cuidados necessários para combater a proliferação de mosquitos, principalmente o Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, febre chikungunya e zika vírus. Ao todo, foram visitados 11 estabelecimentos.

Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária de Morro da Fumaça, Patrícia Satiro Zanette, a ação teve como alvo as lavações automotivas por serem locais que lidam com água em seu dia a dia. “O Aedes aegypti necessita de água parada para se reproduzir. Como há grande quantidade de recipientes que podem acumular o líquido nesses estabelecimentos, existe o risco elevado de o mosquito se proliferar”, ressalta.

Além dos agentes sanitários vistoriarem os locais em busca de focos do mosquito, foram realizadas orientações e entregues informativos para que os profissionais mantenham os cuidados cotidianos necessários. “Como o intuito da ação foi educativa, não era o objetivo aplicar multas, mas de qualquer forma, não foram encontradas larvas nos locais. Observamos, principalmente, se os reservatórios com água estavam devidamente tampados, repassando instruções para evitar a existência de criadouros”, salienta Eduardo Back, fiscal da Vigilância Sanitária.

Topo