Saúde

Vigilância Sanitária de Morro da Fumaça intensifica ações voltadas a prevenção e combate à dengue

Vigilância Sanitária de Morro da Fumaça intensifica ações voltadas a prevenção e combate à dengue
DAIANA CARVALHO / PMMF

Cuidado redobrado se faz necessário devido a proximidade do verão e do Dia de Finados.

Às vésperas da chegada do Verão, a Vigilância Sanitária de Morro da Fumaça, a partir desta segunda-feira, 23, estará intensificando as ações voltadas à conscientização sobre a prevenção e combate à dengue no município. O cuidado redobrado se deve ao fato de que a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus da dengue, zika e chikungunya, nesta época, tende a ser maior.

“Neste período do ano temos a combinação de calor e chuvas recorrentes, o cenário ideal para acelerar a reprodução do agente transmissor. O Aedes aegypti se utiliza dos mais variados recipientes que possam acumular água parada para constituir criadouros. Frente a isso, precisamos agir preventivamente com o intuito de evitar a proliferação do mosquito”, destaca a coordenadora da Vigilância Sanitária, Patrícia da Rosa Satiro Zanette.

Com base em dados divulgados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC), o Estado enfrenta um momento complexo em relação ao enfrentamento da doença. Em  2023, Santa Catarina já registrou mais casos confirmados da doença, bem como de mortes em decorrência da doença, do que o total contabilizado durante todo o ano de 2022.

“Falamos anualmente sobre o assunto, entretanto ainda temos muitos casos da doença sendo registrados no Estado. Morro da Fumaça não apresenta casos da doença, mas temos diversas cidades próximas sendo consideradas infestadas, inclusive com transmissão comunitária. Precisamos estar vigilantes, por isso, solicitamos que a comunidade nos ajude nesta tarefa e faça o dever de casa, eliminando locais com água parada”, alerta.

Patrícia destaca ainda, que Novembro, devido ao Dia de Finados, é um período que também demanda atenção diferenciada. Faixas informativas foram instaladas nos cemitérios e em pontos estratégicos da cidade alertando para o assunto. “No decorrer do ano realizamos ações de conscientização nas escolas, palestras, eventos da Prefeitura e barreiras sanitárias para a entrega de informativos. Na semana que antecede a data [Finados] vamos estar orientando sobre os cuidados com vasos de flor e recipientes com água”, detalha.

Além de promover a conscientização, a fiscalização e o monitoramento são outros pilares importantes do trabalho que vem sendo realizado no município. Armadilhas são vistoriadas semanalmente e visitas quinzenais são realizadas em pontos estratégicos para o monitoramento de possíveis focos da dengue na cidade.

Topo