Saúde

Vigilância Epidemiológica orienta sobre como proceder em caso de suspeita de Dengue

Vigilância Epidemiológica orienta sobre como proceder em caso de suspeita de Dengue
DAIANA CARVALHO / PMMF

Com apenas três focos confirmados entre 2020 e 2024, Morro da Fumaça está entre as cidades catarinenses não infestadas pelo mosquito aedes aegypti.

Diante do atual cenário Emergencial Epidemiológico vivenciado pelo estado de Santa Catarina, a Vigilância Epidemiológica de Morro da Fumaça orienta que a população fique atenta aos sintomas da doença e recomenda que em caso de sinais e sintomas da dengue, o indivíduo deve beber bastante água, não se automedicar e procurar atendimento médico imediatamente.

Atualmente, o município não apresenta nenhum caso de dengue confirmado e também não possui o registro de focos do mosquito aedes aegypti, agente transmissor da dengue, zika e chikungunya. Saiane Steinback, coordenadora da Vigilância Epidemiológica explica que o momento não é de pânico e sim de atenção frente às atuais circunstâncias. “As pessoas devem estar vigilantes, seja em relação às ações de controle do mosquito, bem como em relação a possíveis casos da doença. Dengue mata! Os sintomas não podem ser negligenciados, se a pessoa não está bem, deve buscar atendimento médico”, recomenda.

A primeira manifestação da dengue é a febre alta, de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. Também podem acontecer erupções e coceiras na pele, entretanto, a infecção pode ser assintomática. A secretária de Saúde, Marijane Felippe alerta que a assistência médica que o paciente com dengue recebe é decisiva na evolução do quadro.

“Felizmente Morro da Fumaça está entre as cidades catarinenses não infestadas pelo mosquito aedes aegypti. Entre 2020 e 2024, tivemos apenas o registro de três focos confirmados e um caso da doença contraído fora do município. Apesar disso, não podemos esquecer que o vírus é uma realidade em nossa região e as pessoas podem contrair dengue. Com base nisso, toda pessoa que apresentar sintomas deve ter acompanhamento médico. Por ser uma doença sistêmica, a maioria dos doentes se recupera, porém, parte deles podem progredir para formas graves, inclusive evoluir para óbito”, alerta.

Como estratégia de enfrentamento à dengue, a equipe da Vigilância Sanitária, desde outubro de 2023 vem intensificando as ações de conscientização sobre a importância do combate ao mosquito. “Atualmente, a cidade tem 15 pontos estratégicos e 77 armadilhas instaladas. O monitoramento é realizado semanal e quinzenalmente, respectivamente. Além das faixas informativas espalhadas pela cidade, estamos realizando visitas orientativas nos estabelecimentos. Mediante a volta das aulas iremos retomar as palestras e também as ações informativas no Centro da cidade”, esclarece a agente de Endemias, Rute Laurentino Martinez.

Apesar do cenário não ser alarmante em Morro da Fumaça, Patrícia da Rosa Satiro Zanette, coordenadora da Vigilância Sanitária, reitera a importância da população se manter vigilante em relação ao combate do mosquito. “Ele está presente em nosso Estado e a cada dia os casos confirmados tem aumentado, precisamos estar todos mobilizados e atentos para evitar que o aedes aegypti encontre opções para se reproduzir e disseminar a doença em nosso município”, pontua.

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, tampas, caixas d’água, piscinas sem uso e sem manutenção. Denúncias sobre possíveis focos ou equipamentos em má conservação que  podem ser potenciais criadouros devem ser comunicadas por meio do telefone (48) 3434 2442 ou através do e-mail: sanitaria.saude@morrodafumaca.sc.gov.br.

Saiba mais sobre os sintomas da dengue:

Todo indivíduo que apresentar febre (39°C a 40°C) com início repentino e apresentar pelo menos duas das seguintes manifestações – dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar imediatamente um serviço de saúde, a fim de obter tratamento oportuno. No entanto, após o período febril deve-se ficar atento. Com o declínio da febre, alguns sinais podem indicar o início da piora no quadro. Esses indícios evidenciam o extravasamento de plasma dos vasos sanguíneos e/ou hemorragias, sendo assim caracterizados:

  • dor abdominal (dor na barriga) intensa e contínua;
  • vômitos persistentes;
  • acúmulo de líquidos em cavidades corporais;
  • hipotensão postural e/ou lipotímia;
  • letargia e/ou irritabilidade;
  • aumento do tamanho do fígado;
  • sangramento de mucosa;
  • aumento progressivo do hematócrito.
Topo