Educação

“A vida te dá oportunidades todos os dias, basta estar preparado”, salienta Dr. Bactéria em palestra na Unesc

“A vida te dá oportunidades todos os dias, basta estar preparado”, salienta Dr. Bactéria em palestra na Unesc
ASSESSORIA UNESC

Profissional participou da 9ª Jornada de Biomedicina da Universidade.

Após proferir palestra na Apae de uma determinada cidade, Roberto Martins Figueiredo recebeu o caderno de uma aluna com apenas uma frase: “não pode comer com formiga!” As palavras ela absorveu justamente durante a palestra dele e levou o ensinamento para a vida.

Talvez você não lembre quem é Roberto Figueiredo, já que ele é mais conhecido pelo apelido de Dr. Bactéria, que ficou famoso principalmente pelo seu quadro no Fantástico da TV Globo. Foi ele quem proferiu palestra no encerramento da 9ª Jornada de Biomedicina da Unesc nesta sexta-feira (10/11).

O momento foi marcado por animação; música; dicas para conter as bactérias e muitas palavras de motivação aos acadêmicos que lotaram o Auditório Ruy Hülse. “A distância entre o sonho e a conquista chama-se atitude. A meta é cuidar de pessoas que vocês nem conhecem. Precisamos ter a atitude de fazer o que o outro não faz. Dê valor ao que você tem quando você tem, não somente depois que perder”, foram algumas das frases proferidas por ele que ainda propôs um desafio. “Vocês têm duas metas na vida: ser o melhor do Brasil e avisar todos que você é o melhor. Cada um nasceu para ser feliz, então seja”, enfatizou.

Para perder a timidez, no início da carreira, Dr. Bactéria fez teatro, além de marketing. Depois disso, participou de programas de personagens como Jô Soares, Amauri Junior, além da TV Record, entre outros, até ser convidado para apresentar um quadro dentro Fantástico, da TV Globo. Na pandemia, decidiu fazer lives pela internet para desmentir as fake news que surgiam naquele momento, e foi justamente sobre este tema que ele tratou na palestra.

“Iniciei falando sobre fake news, mas na verdade foi uma adequação dentro da realidade para as pessoas darem o valor que elas realmente têm. A finalidade da palestra foi deixar as pessoas conscientes do valor que elas representam em termos de sociedade. Que não é todo mundo que foi escolhido para cuidar de outras pessoas e se elas estão na área de saúde é porque foram escolhidas”, salientou Dr. Bactéria, que tem 44 anos de carreira.

A Jornada de Biomedicina

Além do palestrante ilustre desta noite, a 9ª edição da Jornada de Biomedicina da Unesc foi composta por palestras com outros profissionais de renome nacional e internacional; minicursos, workshops e mostra científica.

“O Dr. Bactéria é uma lenda da Biomedicina e nós ficamos muito felizes com a presença dele e com o nosso evento de maneira geral. Completamos 11 anos de curso em 2023 e sempre buscamos trazer o melhor para os nossos acadêmicos que bateram o recorde de participação”, enfatizou o coordenador do curso de Biomedicina, Hugo Galvane Zapelini.

Entre os temas em destaque estiveram a aplicação da Hidroxiapatita em protocolos faciais e corporais com uma discussão sobre a utilização desse composto em procedimentos estéticos e terapêuticos; e o microagulhamento como parte dos procedimentos pré e pós harmonização facial, ou seja, a importância da técnica no contexto da harmonização facial, com ênfase nos cuidados antes e após o procedimento.

“Temos muita gente envolvida, muitos palestrantes que contribuíram com temas relevantes para o universo da Biomedicina. A nossa Mostra Científica também teve um número recorde de participação, então ficamos orgulhosos dos estudantes, dos palestrantes, dos professores e da Comissão Organizadora”, citou o presidente da Comissão da Jornada, Guilherme Bianchini.

Topo