Política

Vereadores aprovam projeto que homenageia Maria Aparecida Sartor na Escola Olívio Recco

Vereadores aprovam projeto que homenageia Maria Aparecida Sartor na Escola Olívio Recco
SAMUEL WOYCIEKOWSKI / CMMF

A iniciativa do vereador Sulanor Enio de Freitas, o Doquinha, presta homenagem à professora Maria Aparecida Sartor, a Tia Nega, que passa a ser oficialmente o nome do ginásio da Escola Olívio Recco.

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade, na sessão ordinária do dia 18 de fevereiro, o Projeto de Lei do Legislativo nº 2/2026, de autoria do vereador Sulanor Enio de Freitas, o Doquinha, que denomina como Ginásio de Esportes Maria Aparecida Sartor a unidade poliesportiva coberta anexa à Escola de Educação Básica Municipal Olívio Recco, no Bairro Maccari. A votação foi acompanhada por familiares, amigos, colegas e membros da comunidade escolar, que prestigiaram a homenagem à professora Maria Aparecida Sartor, carinhosamente conhecida como Tia Nega, que marcou gerações na educação de Morro da Fumaça.

Representando a escola, Karina Magagnin destacou a importância do reconhecimento. “Gostaríamos de expressar nossa profunda gratidão por ter o nome do ginásio dedicado à memória da professora Maria Aparecida Sartor, a nossa eterna Tia Nega. Sua dedicação e amor pela educação inspiraram gerações. Mais do que ensinar, ela transformava vidas”, afirmou. Ela também relembrou o olhar acolhedor, o sorriso sincero e as palavras de fé que fortaleciam alunos e colegas.

Autor da proposta, o vereador Doquinha, ressaltou que a homenagem era um compromisso pessoal. “Eu não poderia deixar de prestar essa homenagem à nossa Tia Nega. Desde o primeiro dia em que minha filha entrou na Olívio Recco, passei a fazer parte daquela escola e sempre vimos o esforço que ela fez pela educação do município. Quando conseguimos o recurso, de imediato lembrei do nome dela”, disse. Ele ainda recordou a presença constante da professora nos corredores da escola e destacou o grande legado deixado por ela.

A vereadora Marijane Felippe cumprimentou a família e ressaltou que a homenagem é justa e necessária. “Sempre ouvi falar coisas boas da Tia Nega, tanto na educação quanto como pessoa e na sua fé. O seu legado está eternizado e será lembrado por muitas gerações”, afirmou.

O vereador Felipe Pereira Nunes destacou que a homenagem representa o reconhecimento público de uma trajetória. “Mais do que um nome numa placa, é a memória de todo o trabalho prestado. Quando um nome é indicado, é porque fez parte da história. Receber essa homenagem justamente no ginásio da escola onde ela tanto trabalhou é uma coroação de tudo o que fez em vida”, pontuou.

A vereadora Jorgia Guglielmi falou emocionada ao lembrar que foi aluna da homenageada. “Foi minha primeira professora de sala de aula. Como não se emocionar? É mais do que merecido esse legado estampado na nossa cidade. A Tia Nega fica eternizada em nossos corações”, declarou.

O presidente da Câmara, vereador Luciano Formentin Pereira, parabenizou o autor do projeto e destacou que a homenagem perpetua a memória da educadora. “Muitos ex-alunos vão ler essa matéria e lembrar com carinho dela. Tenho certeza de que será um nome eterno, e todos que estudarem na escola saberão da importância que a Tia Nega teve para a comunidade”, afirmou.

Com a aprovação em plenário, o projeto segue agora para sanção do Poder Executivo. Após a sanção e publicação da lei, o ginásio passará oficialmente a integrar a estrutura da escola com o nome de Maria Aparecida Sartor, eternizando a trajetória de uma educadora que marcou gerações em Morro da Fumaça.

Topo