Educação

Universidade Gratuita: Edital para cadastro de estudantes já está disponível

Universidade Gratuita: Edital para cadastro de estudantes já está disponível
ASSESSORIA UNESC

Unesc se coloca à disposição para sanar dúvidas dos interessados em participar do Programa.

O Governo de Santa Catarina lançou nessa quarta-feira (27/09) o edital para cadastro de estudantes no Programa Universidade Gratuita. A partir da publicação no Diário Oficial do Estado, estão definidas as formas de cadastro dos estudantes que desejam concorrer às vagas.

As inscrições iniciam nesta quinta-feira (28/09) e ocorrem em algumas etapas, sendo a primeira delas a conferência das informações no link https://www.unesc.net/universidade-gratuita. Na sequência, o interessado deve fazer o cadastro na plataforma do Governo do Estado por meio do link sistemaensinosuperior.sed.sc.gov.br. Na terceira etapa será o momento de enviar dados e documentos na plataforma da Unesc: unesc.selecao.net.br/informacoes/120/.

O envio dos dados é de extrema importância para a concessão da bolsa e, por isso, é fundamental que o estudante interessado fique atento a todos os procedimentos para não correr o risco de ter a sua candidatura anulada.

Para facilitar, a Unesc criou o site www.unesc.net/universidadegratuita, exclusivo com orientações completas sobre o assunto. Além disso, a Centac está disponível em regime de plantão por meio do telefone (48) 3431-2545 ou ainda pelo (48) 99644-0170 (Whatsapp).

Nesta sexta-feira (29/09), uma live que será transmitida por meio do canal da Unesc TV no Youtube e do perfil @unescoficial no Instagram a partir das 18h, irá abordar as principais orientações e sanar as dúvidas dos estudantes. Participarão a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta e a coordenadora da Centac, Juliana Lora, acompanhadas da assistente social da Central, Lutiele Ghellere.

“Este é mais um importante passo dentro desta grande iniciativa que irá revolucionar a educação catarinense, por isso é fundamental que os estudantes fiquem atentos ao cadastro e ao cronograma disponibilizado pela Secretaria de Estado da Educação. As nossas equipes da Acafe e da Unesc estão à disposição de todos os interessados para sanar as dúvidas que surgirem”, enfatiza a reitora e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe).

Etapas de cadastro

O cadastramento para concorrer a uma bolsa do Programa Universidade Gratuita ocorre em algumas etapas. Confira quais são:

1º passo: Acesse o site da Unesc e leia atentamente todas as informações para sanar as dúvidas: https://www.unesc.net/universidade-gratuita.

2º passo: Faça o cadastro no site do Governo do Estado de Santa Catarina pelo link  https://sistemaensinosuperior.sed.sc.gov.br/wwpbaseobjects.home.aspx. Fique atento a todas as respostas, pois perguntas preenchidas de maneira errada podem resultar na anulação da candidatura.

3º passo: Após concluir o cadastro no site do Governo do Estado, acrescente toda a documentação exigida por meio do link: unesc.selecao.net.br/informacoes/120/.

Critérios

Para participar, o estudante deve estar regularmente matriculado em curso de graduação nas instituições universitárias cadastradas e preencher o formulário exclusivamente pelo link https://sistemaensinosuperior.sed.sc.gov.br/.

Para concorrer a uma bolsa, o estudante deverá ter renda familiar per capita inferior a oito salários mínimos nacionais, no caso dos estudantes matriculados no curso de Medicina; e quatro salários mínimos nacionais, no caso dos estudantes matriculados nos demais cursos.

No site www.unesc.net/universidade-gratuita é possível visualizar orientações acerca de todos os documentos necessários ao cadastro, além de esclarecimento de dúvidas frequentes e passo a passo para o procedimento.

Entenda o que é o Programa Universidade Gratuita

O Universidade Gratuita é o maior programa estadual de formação superior do Brasil. É o apoio para quem quer estar em uma universidade mas tem dificuldade para pagar as mensalidades. Serão R$ 1,2 bilhão investidos até 2026, gerando até 70 mil vagas, sendo até 28 mil delas ainda em 2023. O programa contempla várias universidades e centros universitários de todas as regiões do Estado.

Em contrapartida, os alunos retribuem com 20 horas de trabalho na sua área de formação, para cada mês que estudarem de graça. Isso pode ser durante o curso ou até dois anos depois de se formar. As universidades participantes possuem um termo de cooperação com diversas instituições nas quais os alunos irão retribuir com o seu trabalho.

A classificação para o programa será feita considerando renda familiar, valor da mensalidade e despesas com moradia, saúde, entre outros itens.

O programa beneficiará os candidatos nascidos em Santa Catarina ou que estejam morando no Estado há pelo menos 5 anos. Alunos que tenham cursado o ensino médio na rede pública terão prioridade. O resultado das inscrições sai em outubro e quem for selecionado já vai ter todo o segundo semestre de 2023 gratuito.

Topo