Geral

Unesc promove momento especial com pintura gestacional

Unesc promove momento especial com pintura gestacional
Assessoria de Imprensa Unesc

A atividade faz parte do encerramento do semestre do Programa de Atenção Materno-Infantil e Familiar (Pamif).

A egressa do curso de Artes Visuais da Unesc, Pauline Silvério de Sá, criou um momento único de conexão durante a espera pelo Vicente. Como parte das atividades do Programa de Atenção Materno-Infantil e Familiar (Pamif) da Unesc, Pauline e suas filhas, Valentina e Antonia, compartilharam momentos especiais em família nesta quarta-feira (28/06), participando de uma sessão de pintura gestacional oferecida pelo Programa para encerrar o semestre.

Pauline expressou a importância desses momentos em família, enfatizando que, embora sejam especiais apenas entre eles, poder incluir outros familiares torna tudo ainda mais extraordinário. “Esse projeto é lindo e estar finalizando com essa pintura é encantador”, disse Pauline.

Durante o book de fotos, a barriga de Pauline foi decorada com o desenho do pequeno Vicente. A arte ficou por conta das doulas com a contribuição das filhas, resultando em uma pintura singular, incluindo o sol, mãos, nuvens e um coração, que enriqueceram a arte gestacional.

Quem também celebrou a importância da rede de apoio durante a gestação foi Luara Otylia Monteiro Freygang Knabben. Grávida de cinco meses e ansiosa pela chegada de seu filho, Luara destacou a importância de uma rede de apoio sólida para as mulheres, especialmente para as mães de primeira viagem como ela.

Residindo no bairro Vila Floresta, em Criciúma, Luara agradeceu o suporte oferecido pelo Programa. “Estar nesse projeto foi fundamental para mim, pois, como mãe de primeira viagem, eu não tinha muita noção de tudo o que envolve a gestação. Aqui, encontrei uma base sólida que me ajudou a compreender o puerpério, as diferentes fases da gestação e os cuidados com o recém-nascido. É um Programa extremamente completo que abriu muito os nossos olhos”, afirmou Luara, reconhecendo o impacto positivo que a iniciativa teve em sua jornada materna.

O Pamif conta com a participação dos cursos de Artes Visuais, Enfermagem, Direito, Fisioterapia, Nutrição, Medicina e Psicologia, oferecendo encontros semanais gratuitos. Sob coordenação da professora Ariete Inês Minetto, responsável pelo Projeto e pelo curso de Fisioterapia da Universidade, as atividades visam capacitar as famílias nos aspectos emocionais relacionados à chegada da criança e conscientizar sobre o papel de cada membro na construção de um ambiente familiar saudável. O programa também ensina tarefas práticas e contribui para o preparo físico da gestante.

“É uma oportunidade não somente para a mãe, mas para todos os familiares, destacando que as responsabilidades devem ser compartilhadas e não recair apenas sobre ela. A inclusão do pai ou de outros familiares é uma forma de conscientização para que a mulher não se sinta sobrecarregada. Além disso, a importância dos conhecimentos sobre as emoções da gestante e os desafios do puerpério, o período após o nascimento do bebê, também são enfatizados durante os encontros”, disse Ariete.

Entre as atividades propostas, estão a prática de yoga, rodas de conversa e exercícios de fisioterapia aquática, que são realizados nas Clínicas Integradas da Unesc, proporcionando uma estrutura adequada para os encontros.

Um momento especial de conexão

Para a moradora do Rio Maina, Franciele Masiero, a experiência de participar do Programa foi mais do que esperada e ter suas duas filhas juntas tornou tudo ainda mais especial. À espera de Catarina, Franciele levou também a filha Antonella, de três anos, para participar da tarde dedicada às atividades.

“A presença das duas filhas naquele momento criou uma atmosfera única de conexão familiar. A expectativa pela chegada de Catarina se tornou ainda mais significativa com a participação ativa de Antonella. Essa experiência enriqueceu o vínculo entre as irmãs e proporcionou um momento especial e memorável para toda a família”, sublinhou Franciele.

Uma jornada de apoio familiar ao longo dos anos

Há 19 anos, o Pamif tem sido uma fonte de suporte para famílias, contando com a coordenação da equipe composta pela coordenadora do Programa, quatro bolsistas, residentes multiprofissionais e voluntários em encontros realizados às quartas-feiras a partir das 14h. Além disso, a partir das 15h, é oferecida a hidroterapia, com o auxílio dedicado dos acadêmicos de Fisioterapia.

“Nessa atividade, são abordadas questões como alívio das dores e inchaços frequentes durante a gestação. O objetivo é proporcionar um momento de cuidado e bem-estar para as gestantes, promovendo o alívio físico e o relaxamento necessário nessa fase especial da vida”, mencionou a bolsista e acadêmica de Psicologia, Rosecleia Lopes Kczmarek.

Além disso, a hidroterapia, conforme ela, oferece benefícios para o desenvolvimento neuropsicomotor da criança. “Essa prática promove um valioso contato afetivo entre pais e filhos durante a atividade aquática, proporcionando momentos de carinho, diversão e interação significativa. É uma experiência enriquecedora para toda a família”, complementou ela.

Semestre

As ações do Pamif são realizadas a cada semestre, garantindo uma abordagem completa ao longo de toda a gestação. O programa acolhe gestantes em qualquer momento de sua jornada, proporcionando apoio desde o início até o pós-parto.

Neste semestre, cerca de 20 mães participaram das atividades que são gratuitas. Uma das exigências para a participação no Programa é que as mães estejam em acompanhamento médico, assegurando um cuidado abrangente e integrado durante a gestação.

Os interessados em conhecer mais sobre o Pamif podem entrar em contato por meio do telefone (48) 3431-2654 ou no Whatsapp pelo (48) 3431-2652.

Topo