Educação

Unesc é finalista do Prêmio de Inovação Catarinenses da Fapesc

Unesc é finalista do Prêmio de Inovação Catarinenses da Fapesc
ASSESSORIA UNESC

Reconhecimento, por meio do Hub de Inovação Unesc Connect, confirma a contribuição de uma Universidade Comunitária à sociedade.

A Unesc está entre os finalistas do Prêmio de Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

A iniciativa que colocou a Universidade Comunitária do Sul catarinense entre as três selecionadas da categoria “Instituições de Ciências e Tecnologias Inovadoras” foi o Hub de Inovação Unesc Connect, que desde a sua criação, em 2022, contribui com o ecossistema de inovação do estado, já que a sua atuação faz a interlocução com diferentes atores em prol do desenvolvimento socioeconômico.

A reitora da Unesc e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane Bisognin Ceretta, lembra que uma Universidade Comunitária como a Unesc representa as necessidades da própria comunidade e apoia a região onde está inserida com soluções para melhorar a qualidade do ambiente de vida.

“A nossa Unesc nasceu da sociedade e atua ao lado dela na busca por melhores condições de vida, cujos reflexos deste trabalho integrado são as soluções que emergem das pessoas que se conectam e compartilham experiências por meio do Unesc Connect”, ressalta.

“Uma Instituição Comunitária tem o papel de apoiar as forças vivas da sociedade na transformação do próprio meio. Estas mudanças passam pela compreensão das necessidades regionais com foco no fortalecimento das vocações que as regiões possuem, na identificação e no desenvolvimento de outras portadoras de futuro”, acrescenta Luciane.

Iniciativa inovadora

O Unesc Connect é uma plataforma que aproxima ainda mais a Universidade da comunidade por meio de 10 eixos: Inovação em Saúde; Food Techs; Inovação em Smart City; Inovação Social; Tecnologia de Realidade Mista Aplicada a Aprendizagem 4.0; Unesc Experience; Tecnologias em Gestão Universitária; Empreende Mulher Unesc; Agronegócio.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, revela que os participantes do Hub de Inovação da Instituição têm acesso ao que tem de melhor em conteúdos, trilhas formativas, mentorias, laboratórios de inovação, coworking, processos de incubação, jornada empreendedora, conexões com aceleradoras, além da participações em feiras e eventos de inovação e empreendedorismo, com foco na criação, desenvolvimento e gestão de ideias e negócios de alto valor.

“Estamos cientes e convictos de que o compromisso social, econômico e ambiental da Unesc tem contribuído para o fortalecimento e posicionamento do Unesc Connect. Ficamos felizes porque a Unesc, uma Universidade Comunitária, está entre as três instituições de Ciências e Tecnologias Inovadoras finalistas do prêmio por meio do Unesc Connect”, cita.

“A transformação ocorre quando as pessoas são instigadas a olhar para o entorno e perceber as possibilidades de contribuir com soluções que tornam a vida mais funcional, inclusiva, acessível, sustentável e colaborativa. Esta dinâmica acontece porque um dos  papéis de uma Universidade Comunitária é desenvolver mentes sensíveis às demandas locais em prol de soluções inovadoras que atendam aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nossa função é criar ambientes dinâmicos e atrativos para quem busca um lugar para construir projetos de felicidade”, conclui.

O prêmio

O Prêmio Inovação Catarinense foi criado pela Fapesc por meio da Lei Catarinense de Inovação e dispõe sobre incentivos à Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) no ambiente produtivo, permitindo o equilíbrio regional e o desenvolvimento econômico e social sustentável do Estado. A premiação homenageia a memória do Professor Caspar Erich Stemmer, personalidade catarinense de destaque nacional no desenvolvimento da CTI.

A iniciativa é composta por 10 categorias: Agente de Inovação; Pesquisador(a) Inovador(a); Estudante Universitário Inovador; Professor(a) Inovador(a); Jovem Estudante Inovador; ICT Inovadora; Inovação em Produto (com as subcategorias Design industrial; Produto Digital; Equipamento; Produto Têxtil; Produto Agropecuário); Inovação em Serviço ou Processo; Inovação de Impacto Socioambiental; Governo Inovador.

O Sul representado

Além da Unesc, o Sul tem outros dois finalistas no prêmio: a Abadeus Centro de Inovação Social, de Criciúma, na categoria “Inovação de Impacto Socioambiental” e a empresa Azteca Software, de Içara, na categoria “Inovação em produto: Produto Digital”.

Topo