Educação

Unesc celebra aprovação de doutorado em Direito pela Capes

Unesc celebra aprovação de doutorado em Direito pela Capes
ASSESSORIA UNESC

Nova oferta representa avanço na excelência acadêmica, fortalecimento da pesquisa e ampliação do impacto social na região.

A Unesc acaba de conquistar mais um marco em sua trajetória de excelência acadêmica. O Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD), que já contava com o curso de mestrado desde 2017, obteve a recomendação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para oferecer o curso de doutorado.

A conquista, conforme a reitora em exercício, Gisele Coelho Lopes, consolida a Unesc como uma referência no ensino jurídico e na produção de conhecimento crítico e inovador no Sul do país, abrindo novas possibilidades para a formação de pesquisadores, docentes e profissionais altamente qualificados. “A recomendação do doutorado em direito pela Capes representa o intenso e qualificado trabalho de uma equipe de pesquisadores comprometidos com a ciência de excelência. A Unesc mais uma vez colhe os frutos do trabalho coletivo. É desse modo que uma Universidade Comunitária mostra a sua força pela ciência. Estamos felizes e convictos de que a aprovação desse doutorado em direito oportunizará a formação de profissionais da área jurídica de alto nível”, destaca.

O Programa, que tem como linhas de pesquisa as temáticas de Direitos Humanos, Estado, Cidadania e Políticas Públicas, em diálogo com os desafios contemporâneos da sociedade, dá um passo significativo com a novidade.

“A aprovação do doutorado em Direito representa um marco muito importante para a Unesc e, especialmente, para a nossa Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão. Já vínhamos com um trabalho muito consistente no mestrado e agora avançamos mais um passo no fortalecimento da área, passando a oferecer a formação completa, do mestrado ao doutorado, dentro do próprio Programa. Isso mostra a maturidade da nossa pós-graduação e o compromisso institucional com a formação de alto nível, com a pesquisa de impacto e com a transformação social”, ressalta a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Vanessa Moraes de Andrade.

Com a aprovação, a Unesc passa a ofertar mais uma oportunidade de formação stricto sensu completa na área do Direito, fortalecendo seu compromisso com a transformação social por meio da educação, da pesquisa e da extensão. O curso deve iniciar suas atividades em breve, com edital de seleção previsto para os próximos meses.

A expectativa, para o coordenador do PPGD, Reginaldo de Souza Vieira, é de receber não só os mestrandos formados no Programa para ampliarem ainda mais seus conhecimentos, mas atrair também pesquisadores de todo o país. “Temos a convicção de que nosso Programa tem muito a crescer, contribuindo além da pesquisa científica por si só, mas principalmente no desenvolvimento social da nossa sociedade. Estamos muito entusiasmados e orgulhosos pelo resultado alcançado e temos certeza de que este é o início de uma profícua trajetória”, completa. A partir do resultado, a Unesc passa a somar 9 programas de mestrado e 6 de doutorado em sua gama de ofertas.

Topo