Saúde

UBS Central de Morro da Fumaça é alternativa de atendimento médico para crianças no município

UBS Central de Morro da Fumaça é alternativa de atendimento médico para crianças no município
Fernanda de Maman / PMMF

Unidade de Saúde, que atende até 20h, atualmente registra maioria dos casos como quadros gripais, dor geral e virose.

A Secretaria de Saúde de Morro da Fumaça, atenta ao aumento dos atendimentos médicos na Unidade de Saúde Central Perpétua Zeferino Martins, especialmente de crianças, destaca que a UBS é uma alternativa de atendimento em saúde para crianças do município após às 17h. A unidade, que oferece atendimento médico e de enfermagem para crianças e adultos, registrou no mês de abril que 50% dos pacientes atendidos na UBS são crianças de até dez anos. Além disso, houve um aumento nos casos de síndromes gripais, que já representam 40% dos atendimentos, seguidos por queixas de dores generalizadas e viroses. A UBS Central atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 20h.

A secretária de Saúde de Morro da Fumaça, Lucelane de Souza Antunes, explica que nesta época, com as variações do clima, já é notado o aumento dos atendimentos de casos de gripes e resfriados e também a elevação dos atendimentos de crianças na UBS Central. A gestora de saúde explica ainda, que muitos cidadãos acabam se deslocando do município em busca de atendimento de saúde para crianças após às 17h, mas que os casos podem ser atendidos na Unidade de Saúde Central. “Temos atendimento médico e de enfermagem tanto para adultos como para crianças no horário estendido da UBS Central, que é uma alternativa para evitar deslocamentos e a superlotação dos hospitais”.

Vacinação contra a gripe diminui risco de complicações, hospitalizações e mortes associadas à influenza

A campanha nacional de vacinação contra a gripe (influenza) entra na sua quarta semana e a Secretaria de Saúde de Morro da Fumaça, por meio da Vigilância Epidemiológica, destaca a importância da imunização como forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações, em especial para os grupos prioritários para a vacinação como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos com mais de 60 anos.

Os fumancenses dos grupos prioritários podem se imunizar contra o vírus da influenza nas sete salas de vacinação do município, instaladas nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Central, Distrito de Estação Cocal, Jussara, Graziela, Maccari, Naspolini e Mina Fluorita. Além do horário normal de atendimento das unidades, a UBS Central tem horário estendido de vacinação, às quartas-feiras, das 17h às 20h.

Os grupos prioritários a serem vacinados são crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; idosos com 60 anos ou mais; gestantes; puérperas (até 45 após o parto); trabalhadores da saúde; professores do ensino básico e superior; povos indígenas e quilombolas; pessoas em situação de rua; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; profissionais dos Correios; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores Portuários;população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Além da vacinação, recomenda-se a adoção de outras medidas gerais de prevenção para toda a população que são eficazes na redução do risco de contrair ou transmitir doenças respiratórias como lavar as mãos com água e sabão ou use álcool em gel, principalmente antes de consumir algum alimento, cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir, manter os ambientes bem ventilados, entre outros cuidados.

Topo