Tecnologia

Tecnologia na inclusão: ampliando as possibilidades da pessoa com deficiência

Tecnologia na inclusão: ampliando as possibilidades da pessoa com deficiência
Gabriela Recco

A Informática, incluindo o uso de computadores, softwares especializados e tecnologias assistivas, pode ajudar a melhorar a qualidade de vida dos educandos com deficiência, proporcionando oportunidades de aprendizado, comunicação, desenvolvimento de habilidades e independência. No Caesp Bem Me Quer/Apae de Morro da Fumaça, os educandos contam com uma sala de Informática com sete computadores e um professor.

“Nas aulas oferecemos diversos softwares educacionais e jogos que buscam sempre desafiar os educandos de acordo com a capacidade de cada um, ajudando-os a desenvolver habilidades cognitivas, motoras e de comunicação”, destaca o professor de informática, Nataniel Corrêa de Oliveira.

Para tornar as aulas mais interativas, o professor conta que são criados vídeos de assuntos diversos ou pesquisas na internet, complementando temas trabalhados pelos professores. “Nos momentos finais das aulas oferecemos a opção de escolha entre outros jogos ou clipes musicais ao gosto dos alunos”, relata o professor.

Boardmaker

Através do aplicativo Boardmaker os educandos aprendem nas mais diversas áreas, dando uma infinidade de possibilidades de trabalho com a pessoa com deficiência. “O Boardmaker é um software que permite a criação de pranchas de comunicação alternativa e materiais pedagógicos, com suporte de símbolos ilimitados, ofertando um atendimento de qualidade e excelência aos educandos com deficiência”, explica Nataniel.

No mês de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla teve com tema: “Conectar e somar para construir inclusão”. No vídeo abaixo, a diretora do CAESP, Danubia Sartor Recco, explica mais sobre a importância do tema como ferramenta de inclusão, e como aplicativo Boardmaker ajuda nas atividades.

Topo