Geral

Solução do abastecimento de água passa pela criação do Plano de Saneamento Básico

Solução do abastecimento de água passa pela criação do Plano de Saneamento Básico

Em visita a Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça, o Superintendente Sul/Serra de Negócios da Casan, Vilmar Bonetti e o representante da empresa na cidade, Jeferson Pacheco, falou sobre a situação do abastecimento de água e dos investimentos feitos no município. Convocado devido às diversas reclamações de falta d’água, principalmente do distrito de Estação Cocal, ele assistiu vídeos com depoimentos de moradores e do vereador Raimundo Marques, o Mundi (PMDB) que mostrou o local de onde é coletada a água atualmente, na localidade de Rio Vargedo e também com sugestões de alternativas para a captação.

Bonetti explicou que a Casan faça investimentos maiores, o município precisa criar o Plano de Saneamento Básico e torna-lo lei. “Não podemos mais fazer contratos precários. Existem ex-presidente da Casan, inclusive, que estão respondendo na Justiça por fazer investimentos em cidades que não possuem o plano”, comenta.

Por outro lado, os representantes da Casan destacaram algumas atitudes emergenciais. “Algumas ações serão realizadas em breve para melhor o abastecimento em Estação Cocal e também na sede do município”, salienta Pacheco.

Os vereadores destacaram que irão cobrar da Administração Municipal a elaboração do Plano de Saneamento Básico. “A comunidade não pode sofrer com a falta de água. Vamos cobrar dos órgãos competentes para que tudo seja solucionado”, comenta o presidente da Câmara de Vereadores, José Carlos Bortolin, o Calita (PMDB).

Os representantes da Casan foram ao Legislativo após pedidos dos vereadores e requerimento do vereador Jerson Maragno (PP).

Água da Barragem do Rio São Bento

 Bonetti ainda lembrou que em 2010, a Casan iniciou a construção da rede que traria a água da Barragem do Rio São Bento, em Sideópolis, porém os trabalhos foram interrompidos a pedido da Administração Municipal da época. “Já havia, inclusive, uma empresa pronta para assumir no lugar da Casan naquela época”, diz.

Hoje, conforme o superintendente é necessário o investimento de cerca de R$ 30 milhões para levar a água da barragem para Morro da Fumaça. “Buscamos uma possível solução na localidade de Ribeiraõa da Areia. No local vimos que há muita água e com boa vazão que pode solucionar o problema enfrentado pelos fumacenses”, destaca o vereador Raimundo Marques, o Mundi (PMDB).

Assessoria Câmara MF
Topo