Sine orienta sobre documentação exigida para requerimento do seguro desemprego | Morro da Fumaça Notícias
Drogaria barato popular
Geral

Sine orienta sobre documentação exigida para requerimento do seguro desemprego

O trabalhador que pretende solicitar o seguro desemprego terá que apresentar os comprovantes de escolaridade e endereço junto com a lista de documentos obrigatórios para acesso ao benefício. A medida faz parte da circular nº17, de 13 de março de 2017. As regras foram anunciadas em 2012, mas não chegaram a ser implementadas naquele momento.

Segundo a coordenadora do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Morro da Fumaça, Viviany Guollo Deluca, o trabalhador precisa ter em mãos o comprovante original e a cópia do comprovante de residência no ato do requerimento. “Até então, muitas pessoas traziam as informações anotadas em um papel ou ligavam para a residência pedindo o endereço correto. Este procedimento não está mais sendo aceito”, explica ela.

CE Davi
Top Textil
Aliança benefícios selo
Costa Serviços Contábeis
CDL Morro da Fumaça
Recco

Quanto ao comprovante de escolaridade, a coordenadora diz que no município é possível preencher uma declaração fornecida pelo Sine e que é anexada ao requerimento. “Optamos por esta prática porque muitas pessoas são de outras cidades ou estados ou ainda estudaram em escolas que já não estão mais ativas.”

O Ministério do Trabalho ressalta que a partir do momento em que o trabalhador assina o requerimento do seguro-desemprego, o mesmo pode ser usado como autodeclaração. Portanto, no caso de declaração falsa, ele está sujeito a sanções previstas em lei. O Sine de Morro da Fumaça atende na Rua 20 de Maio e pelos telefones (48) 3403-1174 e 3403-1175.

Assessoria PMMF

Cermoful
Topo