Geral

Sindicer supera crise e projeta 2024 de grandes projetos para o setor cerâmico

Sindicer supera crise e projeta 2024 de grandes projetos para o setor cerâmico
Gabriela Recco

O Sindicato da Indústria de Cerâmica Vermelha de Morro da Fumaça (Sindicer) fecha 2023 com grandes conquistas após um ano de muitos desafios. Para 2024, as perspectivas são positivas, principalmente, pelo que foi construído ao longo dos últimos meses. Apesar da forte crise que atingiu o setor cerâmico, associado as fortes chuvas e instabilidades econômicas, o Sindicer atuou em ações que beneficiassem as indústrias.

“Junto ao Deputado Marcos Vieira, o setor, liderado pelos sindicatos do estado conseguiu uma Lei que estabelece a periodicidade da realização das análises atmosféricas, minimizando custos as empresas. A entidade também atuou ativamente nas parcerias com instituições, do qual se buscou a redução de valores para ensaios ambientais, técnicos e de qualificação que foram realizados durante o ano”, destaca Alexandre Zaccaron, Diretor Executivo do Sindicer.

O sindicato também recebeu do Governo Municipal de Morro da Fumaça a cessão de um terreno para construção da sede administrativa, centro de qualificação profissional e Laboratório Técnico. “Vamos iniciar no próximo ano os trabalhos para a construção da sede que visa abrigar as entidades que atuam pelo setor”, pontua Zaccaron.

Educação

Filhos de ceramistas também conseguiram descontos para o ensino médio e técnico na Satc, num projeto que iniciou ainda em 2022. Em outra parceria com a Unesc, por meio de um projeto CNPq, cinco bolsistas de mestrado, filhos de ceramistas e/ou funcionários da cadeia produtiva desenvolvem seus estudos em cima de problemas recorrentes do setor, como aquisição e estudo de matérias primas, processos produtivos, desenvolvimento de formulações e recuperação de áreas.

“Em 2023 o Sindicer foi destaque no 67º Congresso brasileiro de Cerâmica, em Florianópolis, onde dois trabalhos desenvolvidos sob coordenação do Sindicer e Unesc foram apresentados. Em novembro, um estudo que visa o aproveitamento de argilas subutilizadas ganhou o prêmio de Melhores Práticas Minerais, apresentado em Currais Novos, Rio Grande do Norte”, acrescenta o Diretor Executivo.

O sindicato

Atualmente, o Sindicer possui 70 indústrias sindicalizadas, e atua nos municípios que a atividade de cerâmica vermelha é desenvolvida: Morro da Fumaça, Sangão, Içara, Treze de Maio, Jaguaruna, Criciúma e Cocal do Sul. Para 2024, será desenvolvido um documentário sobre a história da cerâmica vermelha na região. “Tal documentário será uma previa do livro que o Sindicer vem apresentando interesse em desenvolver. O recurso para o desenvolvimento já foi captado da Lei de incentivo audiovisual”, pontua o presidente do Sindicer, Renato Zaccaron.

O Sindicer ainda deverá iniciar o projeto de Indicação Geográfica da cerâmica da região, devido à grande importância do setor. O estudo vem sendo desenvolvido junto ao Sebrae há dois anos. “Ainda com o Sebrae, há interesse em desenvolver um trabalho de fortalecimento da indústria cerâmica. Vamos continuar no desenvolvimento das parcerias que buscam promover o beneficiamento das indústrias cerâmicas, e cursos profissionalizantes nas mais diversas áreas de interesse da categoria”, projeta o presidente.

Topo