Geral

Sindicer promove Seminário em comemoração ao Dia do Ceramista

Sindicer promove Seminário em comemoração ao Dia do Ceramista

Para comemorar o Dia do Ceramista, o Sindicato da Indústria de Cerâmica Vermelha de Morro da Fumaça e Região (Sindicer) promove nesta quarta-feira (31) um seminário que abordará três temas importantes ligados ao setor: formação do preço da venda dos produtos cerâmicos, como sair da crise mais rápido e diferenciais para se destacar no mercado com a cerâmica vermelha. O evento acontece a partir das 17h, no Sítio Sonho Dourado.

A indústria cerâmica foi um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento econômico da região carbonífera e continua desempenhando um importante papel econômico e social considerando a quantidade de empregos diretos e indiretos. “Como exemplo, muitas metalúrgicas que hoje, além de atender o pais todo, exportam suas máquinas e equipamentos, nasceram inicialmente para atender as empresas locais”, explica o presidente do Sindicer, Sérgio Pagnan.

140 empresas na Amrec

O setor cerâmico possui hoje na Amrec empresas que fabricam blocos para uso de vedação e estrutural, tijolos maciços, elementos para enchimento de lajes (tavelas), revestimentos rústicos, telhas naturais e esmaltadas, telhas semigres (inclusive com exportação). “Hoje a maioria da produção é destinada a atender Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, mas no caso das telhas e peças especiais atendem o Brasil inteiro. Existem cerca de 140 empresas na região, 538 no Estado, e 8131 no Brasil”, comenta Pagnan.

“O Dia do Ceramista é 28 de maio, mas preferimos fazer a comemoração durante esse evento que irá agregar muito conhecimento aos empresários. É a oportunidade de debatermos o momento econômico que a indústria cerâmica enfrenta nesse período e os caminhos para sair da crise, o que reforça a importância e a necessidade da participação dos empresários”, coloca o gerente de projetos do Sindicer, Bruno Frasson.

As empresas filiadas ao Sindicer receberão um certificado de empresa filiada. Em seguida haverá um jantar. Os filiados têm a cesso gratuito, e os não filiados o preço para participação é de R$ 50,00. Na sequência do seminário haverá um jantar. Inscrições e informações podem ser feitas pelos telefones (48) 3434-1525 ou 9. 8842-6269 e também pelo e-mail: sindicer@sindicermf.com.br.

Jornalistas João Manoel Neto e Gabriela Recco

Sindicer promove Seminário em comemoração ao Dia do Ceramista

Topo