Geral

Sindicato e vereadores debatem valorização dos servidores

Sindicato e vereadores debatem valorização dos servidores
GABRIELA RECCO

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Morro da Fumaça promoveu na última quinta-feira (23) reunião com os vereadores para debater temas de interesse da classe. Juntamente com professores, a diretoria da entidade explanou sobre o atual plano de carreira do magistério que não acompanha o piso nacional dos professores.

O documento, segundo o sindicato, é antigo e não condiz com as transformações da educação ao longo do tempo, sendo que atualmente os professores com maior tempo de serviço estão tendo suas carreiras achatadas frente aos novos profissionais.

“É urgente iniciar as discussões para modernizar o plano e voltar a valorizar os profissionais da educação. Também mencionamos que já se encontram finalizadas as propostas para dois novos planos de carreira: o primeiro destinado aos profissionais da saúde e assistência social e o segundo destinado ao quadro geral. Destacamos ainda que a proposta de novos planos cria diretrizes universais no serviço público municipal, de forma que todas as classes tenham os mesmos direitos de progressão na carreira”, explica o presidente do Sindicato, Renato Cechinel.

Outro ponto relevante abordado foi a devolução do tempo de serviço suspenso durante a pandemia aos servidores. Os representantes da entidade ponderaram que as decisões recentes do Tribunal de Contas do Estado consolidam o entendimento de que o tempo de serviço pertence ao servidor, sendo que a administração pública poderia durante a pandemia apenas suspender novos pagamentos de progressões por tempo de serviço, sendo que legalmente todos os servidores passaram a ter direito a partir de janeiro de 2022.

O presidente da entidade salientou a importância de os servidores debaterem abertamente os temas tanto com o Poder Legislativo quanto com o Poder Executivo. “Afinal, em última análise é o servidor público o responsável pelo serviço de qualidade prestado a população e a valorização do servidor de forma sustentável à administração é um tema relevante a todos”, finaliza Cechinel.

Topo