Geral

Sindicato dos Servidores Municipais adotará neutralidade nas eleições de 2024

Sindicato dos Servidores Municipais adotará neutralidade nas eleições de 2024
GABRIELA RECCO

O Sindicato dos Servidores Públicos de Morro da Fumaça (Sindsermf) decidiu em reunião ordinária de sua diretoria que a entidade não declarará apoio a candidatos ou partidos políticos nas eleições municipais de 2024. Segundo o presidente da entidade, Renato Cechinel, esse é um caminho natural, uma vez que a diretoria que tomou posse esse ano possui membros simpatizantes de todos os espectros políticos da nossa cidade.

“Essa composição heterogênea se deu intencionalmente para unir os servidores no entorno da luta por seus direitos e condições de trabalho frente a administração pública municipal, afastando aspectos políticos partidários da atividade sindical”, coloca Cechinel.

Entre as atividades planejadas para o ano de 2024 está a formação de uma comissão de servidores, com membros de todas as áreas, para elaboração de diretrizes, visando melhorar os planos de carreiras e condições de trabalho, que serão apresentadas a todos os candidatos a prefeito com a sugestão de que sejam inseridas em seus planos de governo.

Ainda, a segunda edição do “Seminário de Integração dos Servidores Públicos de Morro da Fumaça”, promovido pela entidade, acontecerá no mês de setembro, antes das eleições, onde se dará espaço em sua abertura, com tempo pré-estabelecido, para que todos os candidatos a prefeito possam apresentar suas propostas aos servidores e assumam compromissos.

Respeitando os direitos individuais inerentes a cidadania, os membros da diretoria e os associados, sem vincular a imagem da entidade e em caráter privado, podem expressar apoio a candidatos e partidos políticos de suas preferências. “Os membros da diretoria que forem disputar cargos políticos nas eleições municipais de 2024 devem pedir suspenção de suas funções na entidade até o fim do período eleitoral. A diretoria da entidade estabeleceu como ressalva da posição de neutralidade política a manifestação de repúdio a candidatos que em suas falas ou propostas atentarem contra o movimento sindical e os direitos dos servidores”, finaliza o presidente do sindicato.

Topo