Geral

Simulado da Defesa Civil testa resposta integrada a inundações em Morro da Fumaça

Simulado da Defesa Civil testa resposta integrada a inundações em Morro da Fumaça
FERNANDA DE MAMAN / PMMF

Ação mobilizou equipes e testou ações de resposta a alagamentos e remoção de famílias em áreas de risco.

A Defesa Civil de Morro da Fumaça realizou, no domingo, 19, um simulado de atendimento emergencial para testar a capacidade de resposta a situações de risco causadas por chuvas intensas. A ação envolveu representantes do Samae, da Secretaria de Infraestrutura, Assistência Social, Secretaria de Educação, Defesa Civil e demais órgãos estratégicos do município e tem como objetivo preparar as equipes para cenários de emergência com possíveis alagamentos e necessidade de evacuação.

Durante o exercício, foi simulado um cenário de fortes chuvas que provocaram pontos de inundação na cidade, exigindo a remoção de famílias em áreas de risco e o encaminhamento para abrigos temporários. O local escolhido para a simulação foi o bairro Picadão Palladini, onde uma família em situação de vulnerabilidade foi retirada de forma simbólica e levada a um abrigo preparado com itens de ajuda humanitária, como cobertores, cestas básicas, kits de higiene e fraldas.

O coordenador da Defesa Civil, Natan Felipe Souza, destacou a importância da atividade para o alinhamento das equipes e a eficácia da resposta. “Nos reunimos como se estivéssemos acionando o Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) da Defesa Civil, mediante um cenário de chuvas intensas, que gerou pontos de inundação na nossa cidade. Simulamos a evacuação de famílias, levamos uma delas até o abrigo, que estava mobilizado com todos os itens necessários. Também realizamos a vistoria das áreas de risco, monitoramos os níveis dos rios com uso de drone, e encerramos com a desmobilização do abrigo”, explicou.

O exercício em Morro da Fumaça fez parte do 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres, promovido pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC), com o objetivo de integrar municípios catarinenses em uma ação coordenada de prevenção e resposta a eventos extremos.

Topo