Geral

Sicredi Sul SC lança o Programa A União Faz a Vida

Sicredi Sul SC lança o Programa A União Faz a Vida

Uma maneira diferente de aprender e ensinar, permeada por valores como diálogo, solidariedade e empreendedorismo começa a ganhar vida na região. É o Programa A União Faz a Vida, principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, que chega ao Bairro da Juventude. O deflagrar da parceria será nesta segunda-feira (14), no Salão Paroquial Nossa Senhora das Graças, às 14 horas. O Cirquinho do Revirado animará o evento, com o espetáculo “Arroz e Feijão em colapso no sistema”.

O Programa nasceu em 1995 e alcança hoje mais de 219 mil crianças e adolescentes, em 274 municípios. “O intuito é disseminar uma educação cooperativa, mostrar que, desde a infância, é possível construir em conjunto uma realidade melhor”, destaca Aloísio Westrup, presidente da Sicredi Sul SC.

Como assessora pedagógica, a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) promove a formação contínua dos educadores engajados na iniciativa. “Pensamos que se trata de um programa diferenciado, que não apenas complementa, mas abre um universo novo às nossas crianças. Será uma experiência muito rica”, define a diretora executiva do Bairro da Juventude, Sílvia Regina Zanette.

Rompendo limites da escola

As expedições investigativas são o ponto de partida da metodologia do Programa A União Faz a Vida. Com a mediação dos educadores, os estudantes percorrem os locais onde vivem, rompendo os limites da escola. A partir disso, são definidos os temas que serão trabalhados em sala de aula, alinhados ao currículo escolar. Assim se constrói uma forma colaborativa de compreender a realidade.

Mais informações podem ser conferidas no site: auniaofazavida.com.br.

Giovana Pedroso / Sicredi Sul
Topo