Economia

Sicredi Sul SC e BRDE firmam parceria

Sicredi Sul SC e BRDE firmam parceria
GIOVANA PEDROSO / SICREDI SUL

Acordo vai facilitar o acesso dos associados da Instituição Financeira Cooperativa, às linhas de crédito operadas pelo Banco de desenvolvimento.

A Sicredi Sul SC, uma das mais de 100 cooperativas pertencentes ao Sicredi, com atuação nos 45 municípios das três microrregiões da Amrec, Amesc e Amurel, firmou nesta quarta-feira, 15 de março, um acordo de cooperação com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, o BRDE. A parceria foi selada em um ato realizado na superintendência regional da cooperativa, localizada em Criciúma. Dirigentes das duas Instituições Financeiras participaram da assinatura.

De acordo com o protocolo assinado, os associados da Sicredi Sul SC terão ainda mais acesso às linhas e programas de financiamento operadas pelo BRDE. “Faz parte do nosso propósito apoiar o desenvolvimento das empresas e com isso promover o crescimento do sul catarinense. As alternativas abertas com essa parceria nos trazem a certeza de que poderemos atender o empresário ainda melhor”, afirma Aloísio Westrup, presidente da Sicredi Sul SC.

Linhas de financiamento disponíveis

O BRDE é referência em linhas de financiamento de longo prazo para empreendimentos de todos os portes. Em 2023, há recursos para investimentos para implantação, expansão, reformas e modernizações em todos os setores. Outra modalidade disponível é o financiamento para aquisição de bens industrializados e insumos de produção.

Um dos principais objetivos do acordo é oportunizar aos associados que tenham projetos com foco em inovação, seja em produto, processo, organizacional ou marketing, o acesso às linhas. “O Sicredi tem uma presença marcante nos municípios da região e isso é fundamental para o BRDE, pois temos recursos, mas não temos a condição de chegar as cidades com a mesma facilidade que a cooperativa tem”, destaca Eduardo Pinho Moreira, diretor financeiro do Banco Regional.

Neste trabalho de fomento à inovação, o Programa BRDE Inova disponibiliza linhas que incluem repasses da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), além de recursos de agências internacionais. “É importante que as empresas adotem a cultura de captar recursos para inovar porque isso é um diferencial de mercado para elas. No futuro isso promoverá fluxo de caixa e modernização dos processos e produtos”, detalha Ricardo Silveira de Faria, economista do BRDE e responsável pelo atendimento ao sul catarinense.

O diretor executivo da Sicredi Sul SC, Erli Silveira Lima, explica que os associados da cooperativa já podem ter acesso às informações sobre as linhas disponíveis. “Em todas as agências do sul catarinense, nossos colaboradores já estão capacitados para entender, atender e apresentar ao associado as modalidades de financiamento do BRDE”, conta Lima.

Topo