Geral

Seleções mecânica e eletrônica garantem arroz de alta qualidade para o consumidor

Seleções mecânica e eletrônica garantem arroz de alta qualidade para o consumidor
Catarina Bortolotto / Assessoria de Imprensa

Maquinários influenciam diretamente o produto final, uma vez que selecionam para empacotamento apenas grãos no alto padrão estabelecido pela Fumacense Alimentos.

Ao falar em indústria, muitas pessoas já imaginam a quantidade de processos e equipamentos necessários para a produção de um produto de alta qualidade, ainda mais no ramo alimentício. No caso da Fumacense Alimentos, após passar pelos processos de encharcamento, autoclave, secagem e beneficiamento, o arroz ainda é submetido a rígidas seleções mecânica e eletrônica antes de ser empacotado, com o intuito de entregar ao consumidor, apenas grãos no alto padrão estabelecido pela empresa.

O arroz branco, após ser descascado e polido, passa primeiro pela seleção mecânica, que separa os grãos por espessura. No processo, o cereal é despejado em um classificador cilíndrico rotativo, que destina aqueles mais finos que o padrão para outro local. “Depois dessa etapa, com um outro equipamento, ainda separamos os grãos inteiros dos quebrados, onde os fragmentados ficam presos nos alvéolos e caem em um compartimento diferente. E após esse processo, ainda há a seleção eletrônica”, explica o gerente da unidade de Alegrete da Fumacense Alimentos, Vagner Coletti da Silveira.

No caso do parboilizado, por conta do processo de autoclave – que gelatiniza o arroz dentro da casca –, logo após o beneficiamento o alimento é encaminhado direto para a seleção eletrônica, sem necessidade de passar pela separação mecânica em um primeiro momento.

“Hoje, nós temos dois modos de análise na seleção eletrônica. O primeiro elimina os cereais enegrecidos, com uma tonalidade mais escura, e o segundo tira os brancos dentre os que foram rejeitados. Isso acontece, porque ao ejetar um grão, alguns dentro do padrão são levados junto”, afirma Silveira.

Como funciona a seleção eletrônica?

Verificando cerca de 125 quilos de arroz por minuto, a máquina que realiza a seleção eletrônica utiliza como base uma fotocélula cadastrada pela empresa. No dia a dia, ela tira várias fotos por segundo do cereal e compara com a que está no sistema. E, ao notar um padrão diferente do indicado, o expulsa com um jato de ar comprimido.

Na regulagem do equipamento é possível definir o padrão de alimentação e sensibilidade, o que impacta diretamente no resultado final. Dessa forma, se consegue determinar a quantidade de arroz que entra e a semelhança exigida entre o alimento elencado e o que passa no sensor. “Temos que tomar muito cuidado e estar sempre atentos, porque se estiver muito rápido, por exemplo, a eletrônica vai ter dificuldade em diferenciar os grãos, e o processo precisará ser refeito”, destaca o gerente da unidade de Alegrete da Fumacense Alimentos.

Regulagem e qualidade

Por fim, com o intuito de garantir a eficiência do processo, o setor de qualidade e o próprio operador se mantém atentos aos grãos que são destinados ao empacotamento. Assim, conseguem regular a máquina conforme a necessidade.

Topo