Geral

Secretaria de Saúde estuda alternativas para melhorar comunicação com pacientes estrangeiros

Secretaria de Saúde estuda alternativas para melhorar comunicação com pacientes estrangeiros
Gabriela Recco

Em visita as Unidades de Saúde do município, a Secretária do Sistema de Saúde de Morro da Fumaça, Marijane Felippe, conheceu nesta sexta-feira (12), no Bairro Naspolini, a Agnes Asamoah e seu bebê, Legend Uriel Yeboah Asamoah. Agnes é natural de Gana (país africano) e faz cinco meses que está morando em Morro da Fumaça.

“Quando chegou, ela finalizou seu Pré-Natal na unidade de saúde e hoje encontrei ela trazendo seu bebê para a consulta de puericultura, que é o acompanhamento mensal da criança para o correto crescimento e desenvolvimento”, destaca a secretária.

O auxílio da tecnologia é primordial, pois através dos aplicativos de tradução os profissionais conseguem atender e transmitir as orientações de saúde para os estrangeiros. Agnes não fala e não entende o idioma brasileiro, mas a equipe com muito carinho e auxílio da tecnologia, conseguiu transmitir todas as informações necessárias para o cuidado com o bebê.

“Para nos comunicar com ela, somente pelo aplicativo de tradução. Quero parabenizar a enfermeira Janete Bordin e a todas as equipes das unidades de saúde pelo atendimento humanizado. Temos muitos estrangeiros, principalmente, da Venezuela. Nossos colaboradores sempre atendem com sensibilidade e se colocam no lugar do próximo para atender com o máximo de carinho”, acrescenta Marijane.

Com a vinda de estrangeiros crescente no município, a secretaria de saúde está avaliando alternativas de algumas capacitações, cursos de inglês e espanhol para os colaboradores que queiram. “A intenção é adquirir o conhecimento básico para se comunicar. Pretendemos fazer alguns contatos, buscar algumas parcerias para capacitar os funcionários”, pontua.

Topo