Geral

Secretaria de Saúde de Morro da Fumaça alerta importância da imunização contra a gripe

Secretaria de Saúde de Morro da Fumaça alerta importância da imunização contra a gripe

A campanha de vacinação contra a Influenza encerra nesta sexta-feira (26), e a Secretaria do Sistema de Saúde de Morro da Fumaça alerta a população para a importância da imunização dos grupos prioritários.

A secretaria do Estado preconiza que 90% de todos os grupos sejam vacinados. Em Morro da Fumaça o índice de pessoas que compareceram às Unidades Básicas de Saúde para tomarem a dose preventiva contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza B é de 61%.

Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde, Mariana Marques, a maior preocupação são crianças, gestantes e comorbidades e que agora são prioridade na imunização. “O município não apresenta nenhum caso de H1N1, porém, temos que investir na prevenção justamente porque o inverno se aproxima e com ele a proliferação de doenças”, relata.

De acordo com a secretaria o número de óbitos em 2016 no Brasil foi alto em relação aos anos anteriores. Das 2.220 mortes, a maioria (1.982) foi por influenza A/H1N1. “No ano passado tivemos casos gravíssimos também no Estado chegando a um número de 29 mortes. É importante que as pessoas se conscientizem e façam a vacina para se protegerem”, diz a coordenadora.

A Secretaria de Saúde reuniu agentes de saúde e enfermeiras e orientou que reforçassem a importância da vacinação com a população, principalmente, gestantes e crianças.

 

Quem recebe a vacina pelo SUS

Crianças de seis meses a menores de 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias);

Gestantes;

Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto);

Idosos (a partir de 60 anos);

Profissionais da saúde;

Povos indígenas;

Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional;

Portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade;

Professores de escolas públicas ou privadas.

Assessoria Prefeitura MF
Topo