Saúde

Saúde de Morro da Fumaça dá início às ações da Campanha de Prevenção ao HIV

Saúde de Morro da Fumaça dá início às ações da Campanha de Prevenção ao HIV
DAIANA CARVALHO / PMMF

Doença contribuiu para a morte de mais de 10 mil pessoas em 2022.

O dia 1º de dezembro marca o início da Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids no país. Em Morro da Fumaça, a mobilização começou com a distribuição de preservativos e orientação à população. “Todos os indivíduos que têm vida sexual ativa, sem proteção, podem estar infectados pelo HIV e não saber, já que na maior parte das vezes não há sintomas no início. Por conta disso, é  importante realizar o teste rápido para saber se está infectado e, em caso positivo, dar início ao tratamento. Dessa forma, além de quebrar a cadeia de transmissão do vírus, estará aumentando a expectativa de vida”, alerta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Saiane Steinback.

Atualmente o município contabiliza, aproximadamente, 60 pacientes positivados e em acompanhamento. Saiane alerta que o número de infectados pode ser muito maior devido ao preconceito que muitas pessoas têm em relação à doença.

“A maioria tem medo de falar sobre o assunto e por conta disso acaba se criando um descontrolado ciclo de transmissão. O diagnóstico é sigiloso, as equipes estão preparadas para realizar esse atendimento e oferecer o devido acompanhamento. O SUS oferece gratuitamente todos os métodos preventivos disponíveis, além da testagem e do tratamento. Precisamos que as pessoas deem a devida atenção ao problema”, pontua a profissional.

De acordo com Ministério da Saúde, o HIV contribuiu para a morte de mais de 10 mil pessoas em 2022. Com o objetivo de dar destaque ao tema, a equipe de Saúde do município realizará na segunda semana deste mês o “Dia D” de enfrentamento ao HIV.

“O Dezembro Vermelho marca uma grande mobilização nacional na luta contra a Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o vírus. Engajados nesse esforço, no dia 12, estaremos realizando uma ação na praça, em frente a casinha do Papai Noel, para conversar com a população, orientar e ofertar o teste rápido para o diagnóstico da doença”, comenta a secretária de Saúde, Marijane Felippe.

O vírus HIV é transmitido por meio de relações sexuais desprotegidas com pessoa soropositiva ou pelo compartilhamento de objetos perfuro cortantes contaminados, como agulhas e alicates, e durante a gestação, parto ou amamentação, de mãe soropositiva, sem tratamento, para o filho. O meio mais simples e acessível de prevenção ao HIV é o uso de preservativos masculino e feminino em todas as relações sexuais.

Tratamento

Uma alternativa para a cura da Aids ainda não foi descoberta, mas a ciência já conseguiu viabilizar alternativas de tratamento visando a qualidade de vida do paciente. O tratamento inclui acompanhamento periódico com profissionais de saúde e a realização de exames. A pessoa só deve utilizar os medicamentos antirretrovirais quando os exames indicarem a necessidade, com o intuito de manter o HIV sob controle o maior tempo possível.

A medicação diminui a multiplicação do vírus no corpo, recupera as defesas do organismo e, consequentemente, aumenta a qualidade de vida. Para que o tratamento dê certo, o soropositivo não pode esquecer de tomar os remédios ou abandoná-los. Caso isso aconteça, o vírus pode criar resistência, diminuindo as opções de medicamentos.

Topo